Grupo de Mexicanos do Rotary visita a sede do CAU/PR

Presidente Jeferson Dantas Navolar (segundo da esq. par a dir.) recebeu os rotarianos e apresentou a sede do CAU/PR

Dois estudantes e dois arquitetos Campeche, um dos 31 Estados do México, visitaram a sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), em Curitiba. O quarteto foi recepcionado pelo presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, que deu uma aula com um breve histórico da arquitetura na América Latina e no Brasil. Navolar também comparou alguns pontos em comum da atividade nos dois países e ainda explicou o funcionamento do Conselho.

Depois das boas-vindas, os mexicanos conheceram a Casa Mário de Mari. Construída em 1964, a sede do CAU/PR é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), pois trata-se de um dos melhores e mais bem conservados exemplares da arquitetura modernista de Curitiba. O grupo conferiu de perto a estrutura que utiliza o mínimo de concreto armado (substituído sempre que possível pela madeira), os tijolos aparentes (subprodutos de uma indústria de manilhas), as áreas envidraçadas com cristal belga e, é claro, o sistema de intercomunicação que foi importado dos Estados Unidos. A estudante, Yatziri Gamboa, ficou encantada com o lugar. “A casa se integra com a natureza e tem tudo a ver com Curitiba, que é conhecida como a Cidade Ecológica”, disse (veja mais sobre a Casa Mário de Mari no vídeo abaixo).

O grupo realiza um intercâmbio cultural na capital paranaense que é promovido pelo Rotary International. O estudante do 3º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (UP), Vítor Ferreira Maldonado, é quem está apresentado a cidade para os mexicanos. “Eles vão ficar duas semanas aqui. Além de cultural, esse intercâmbio também tem a vertente profissional”, explicou o aluno da UP que integra um sistema de apoio do Rotary e que já fez intercâmbio na China.

O ex-presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Cássio José Ribas Macedo, também participou da visita e trocou experiências com os mexicanos. “Além de amigo do presidente do CAU/PR, eu sou um rotariano há 32 anos. O objetivo do Rotary é promover a paz e esses intercâmbios são um caminho para isso”, finalizou.

Fonte: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná – CAUPR \ www.caupr.org.br