Instrução Rotária – A Importância do Instrutor de Clube

Marcos Toledo - AdvogadoApós um estudo feito pelo Rotary International constatou-se que a estrutura Distrital e dos Clubes deveria ser alterada para maior eficácia. Assim foi implantado em 1992, inicialmente em 12 Distritos, o formato do PLD – Plano de Liderança Distrital.

Após grande sucesso nos Distritos o PLD foi implantado no mundo inteiro e  posteriormente aprovado o formato do PLC – Plano de Liderança de Clubes.

Dentre as grandes modificações foram criados dois cargos de máxima importância funcional, o de Governador Assistente Distrital e o de Instrutor Distrital.

Para total eficácia foi formada uma equipe de Governadores Assistentes Distritais presidida diretamente pelo Governador do Distrito e outra de Capacitação, com vários comitês especializados, presidida pelo Instrutor Distrital.

Os GADs passaram a ter função administrativa e o Instrutor Distrital função de capacitação dos líderes distritais, permitindo ao Governador que tivesse mais tempo e condições para desempenhar a sua importante função política distrital.

Foi então criado o cargo de Instrutor de Clube, o qual passou a ser responsável pela capacitação e orientação do seu Club de Rotary e companheiros, mas com a orientação e apoio Distrital, através do Comitê de Apoio aos Instrutores de Clubes.

O cargo de Instrutor Distrital deve ser ocupado pelo rotariano mais experiente do Clube, o qual preferencialmente já deve ter exercido vários cargos, inclusive o de Presidente, pois além de capacitar lhe caberá a função de orientar e tirar as dúvidas todos os sócios em suas funções, inclusive o Presidente.

Muitos ainda não entenderam bem a responsabilidade e importância do Instrutor de Clube, confundindo a função com mera Informação Rotária. Alguns clubes ainda nomeiam a cada reunião um sócio para ler a Revista Brasil Rotário e informar sobre algum artigo interessante. Isto é ótimo, mas é informação e não instrução.

Todo clube deve incluir em suas pautas, no mínimo 03 (três) minutos em cada uma das reuniões ordinárias quando o Instrutor do Clube deverá fazer uma instrução importante para o bom desenvolvimento do clube, suas atividades e projetos.

Caberá ao Instrutor do Clube transmitir as instruções enviadas pelo Comitê Distrital e complementar com alguma que seja importante para seu Clube naquele momento, quando realmente necessário.

A instrução rotária poderia ser sobre a estrutura de Rotary, tanto na espera Internacional, Distrital ou do Clube, as previsões Estatutárias e Regimentais, PLC e PLD, frequência, Fundação Rotária de RI e muitos outros temas.

Poderá também o Instrutor de Club promover palestras, seminários e fóruns rotários para melhor capacitação dos sócios, conforme programação com o Presidente.

Todos os Presidentes devem informar com urgência os dados do seu instrutor distrital para o Comitê de Apoio aos Instrutores de Clube através do e-mail instrutores@marcostoledo.adv.br  para receber informações e o necessário apoio.

Contamos com a colaboração e empenho de todos para o sucesso desta Gestão.

Marcos ToledoMarcos A. P. Toledo

Pres. Comitê Distrital de Apoio aos Instrutores de Clube