Distrito 4730 participa do lançamento de Campanha Internacional de Alerta aos Perigos do Álcool durante a Gestação

12003299_10153536463830912_5104948612899786446_nA disciplina de Genética Médica do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abraçou a campanha, do dia 09 de setembro, alusivo ao “Dia Internacional de Alerta para os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF)”.

Com o objetivo de alertar aos profissionais da área de saúde e a comunidade leiga sobre os prejuízos do suo da bebida alcoólica durante o período gestacional, foi feita uma ação de conscientização no Complexo Hospital de Clínicas (CHC), conjuntamente com acadêmicos, corpo diretivo do Hospital e entidades parceiras.

Nas escolas especiais, podemos encontrar várias crianças com deficiência intelectual devido à síndrome do álcool fetal, que é justamente a causa do uso do álcool pelas gestantes.

“O mais importante desse processo de conscientização é que a síndrome do álcool fetal pode ser evitada, desde que possamos levar em termos de educação da população o não uso da bebida alcoólica durante o período gestacional”, frisou Rui Pilotto, médico geneticista do Complexo HC e professor de genética médica da UFPR. Dr. Rui Pilotto foi membro do Rotary Club Curitiba Parque Barigui.

POR_2015O data 09 de Setembro é o Dia de Alerta sobre o Consumo do Álcool durante a Gravidez. Com a campanha Too Young to drink (“Novo Demais para Beber”), a Aliança Europeia FASD alerta sobre os perigos do álcool durante a gestação em data alusiva. A data escolhida foi 09 de setembro, “Dia Internacional de Alerta para os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF). O termo que vem da expressão inglesa “Fetal Alcohol Spectrum Disorders” (FASD) é usado para descrever os problemas físicos e mentais que as crianças podem ter quando são expostos ao álcool no período pré-natal.

“Os Rotary Clubs e o Distrito 4730 precisa se envolver e incentivar campanhas em defesa da Saúde e da Vida. Os problemas do alcoolismo na gravidez é uma realidade bastante presente nas comunidades onde nossos Rotary Clubs estão atuando. Esta importante campanha do Hospital das Clínicas merece especial atenção, pois seu objetivo pode garantir melhor Qualidade de Vida para muitas crianças que ainda irão nascer”, comenta Herbert Moreira, governador do Distrito 4730 de Rotary International.

11149457_890555860981873_8722303698499723821_nA campanhas traz informações como: Beber álcool durante a gravidez pode causar danos ao feto que irão perdurar ao longo da vida. Esses nove meses vão pesar por toda a vida. Vamos deixar os bebês livres do álcool. O conjunto de danos ao feto devido ao beber durante a gravidez é denominado de Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF, equivalente a FASD, em inglês). O álcool pode lesar o cérebro, o coração, os olhos e outros órgãos do bebê. As crianças com TEAF podem ter muitas dificuldades de aprendizagem, de controlar seus atos e de fazer amigos. Os TEAF, apesar de afetar a todos nós são 10% evitáveis e podem ser prevenidos. Juntos podemos prevenir os TEAF!

Visite o Site Oficial da Campanha Mundial \ www.tooyoungtodrink.org

Fonte: Hospital das Clínicas de Curitiba