Dia Mundial de Combate a Pólio – O Rotary Club luta para erradicar a Paralisia Infantil no mundo

2015 10 24 Rotary 4730 Dia Mundial de Combate a PolioNo Dia Mundial de Combate à Pólio, 24 de outubro, os Rotary Clubs de todas as partes do mundo, promovem atividades para ajudar o Rotary International em sua luta contra esta terrível doença, que já dura 30 anos.

O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Atualmente o Rotary conta com mais de 1,2 milhão de associados em 34.000 Rotary Clubs em cerca de 200 países e áreas geográficas.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, causa a paralisia e até a morte. Como não há cura para a doença, o melhor remédio é a prevenção. Por apenas 60 centavos de dólar, uma criança pode ser vacinada e ficar protegida por toda sua vida. Com um investimento internacional de mais de US$ 9 bilhões e o engajamento de mais de 200 países e 20 milhões de voluntários, a pólio pode ser a primeira doença do século XXI a ser erradicada.

Desde 1985, o Rotary contribuiu cerca de US$ 1,2 bilhão e inúmeras horas de trabalho voluntário para proteger mais de dois bilhões de crianças em 122 países. Apesar de a doença existir atualmente em apenas dois países (Afeganistão e Paquistão), outras nações continuam correndo o risco de importar o vírus.

A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio é liderada pela OMS, Rotary International, Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças e Unicef, contando com o apoio de governos e doadores do setor privado.

Para aumentar a conscientização e os fundos para a etapa final da luta contra a pólio os Rotary Clubs estão realizando eventos e campanhas de arrecadação de forma contínua.

Para aumentar a conscientização e arrecadar os fundos necessários para combater a poliomielite, Rotary Clubs, Empresas, Organizações, Famílias e Pessoas de todas as partes do mundo, realizam eventos e arrecadam valores para Rotary International, que lidera a campanha “End Polio Now”, uma Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, uma parceria público-privada que também conta com a colaboração da Organização Mundial da Saúde, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, o Unicef e a Fundação Bill e Melinda Gates.

Esta arrecadação acontece em um momento importante na luta contra a pólio, que seria a segunda doença humana erradicada. O número de casos jamais foi tão baixo, e apenas dois países (Afeganistão e Paquistão) não conseguiram cessar a transmissão do vírus da pólio.

O enfraquecimento desta campanha teria consequências de extrema gravidade. É preciso apoiar a erradicação da pólio agora, pois estamos próximos de alcançar este objetivo. Caso contrário, a comunidade mundial poderá sofrer as consequências de uma nova epidemia generalizada da pólio, que pode vitimar milhões de crianças no período de uma década.

No entanto, a falta de recursos financeiros vem reduzindo a força das campanhas de vacinação em países de maior risco, fazendo com que as crianças fiquem mais vulneráveis à doença. Se o vírus não for erradicado agora, a poliomielite pode voltar e afetar um número estimado de 200.000 crianças por ano.

Um progresso notável foi alcançado na luta contra a pólio. O número de casos da doença passou de 350.000 por ano, em 1988, para menos de 700 em 2011. As Américas foram declaradas livres da doença em 1994, a região do Pacífico Ocidental, em 2000 e a Europa, em 2002.

A pólio, uma doença altamente contagiosa, afeta crianças, sobretudo menores de cinco anos, em partes da África e no sul da Ásia. Não há cura para a doença, que pode causar paralisia e até a morte. No entanto, por apenas 60 centavos de dólar uma criança pode ser vacinada e ficar protegida por toda sua vida.

Todas as pessoas podem colaborar com a campanha mundial End Polio Now e se tornar Parceiro do Rotary na Erradicação da Paralisia Infantil no Mundo. Você pode fazer parte desta campanha. Junte-se a Nós!

Por apenas US$ 0.60 (R$ 2,50) uma criança pode ser vacinada e ficar protegida por toda sua vida.

A Pólio pode ser a primeira doença do século XXI a ser erradicada e VOCÊ pode fazer parte desta conquista. Seja um Parceiro da campanha mundial “End Polio Now”. JUNTE-SE A NÓS!

Saiba mais sobre a campanha Mundial End Polio Now. Visite o Site Oficial www.endpolionow.org

Saiba como Contribuir

Curitiba e Região Metropolitana \ 41 9101-3934
Ponta Grossa e Campos Gerais \ 42 9928-2330
Litoral PR \ 41 9984-3325
Por Email \ endpolionow@rotary4730.org
Facebook \ Rotary 4730

Importante: As doações serão direcionadas à Fundação Rotária e comprovadas através de quitação de título bancário, disponível aos Parceiros Doadores dos respectivos valores.