Rotary Clubs realizam projeto Boa Visão e Outubro Rosa na comunidade

sdc16029No dia 31 de outubro, os Rotary Clubs Curitiba São Braz, Curitiba Cruzeiro do Sul, Curitiba Parque Barigui e São José dos Pinhais Colônia Murici, participaram do Projeto Boa Visão, onde foram realizados testes de Oftalmologia em 81 pessoas, sendo 75 crianças e 6 adultos. Na mesma oportunidade, promovendo o Outubro Rosa e o Combate ao Câncer de Mama, foi realizada apresentação sobre a necessidade de exames de mama para aproximadamente 30 mães que acompanhavam as crianças.

As escolas da rede estadual atendidas nessa data foram: E M Anita Merhy Gaertner (Resp RCC Parque Barigui), Escola R M Lilian Viana (Resp RCSJP Colônia Murici), Colégio Estadual Pe Silvestre Kandora (Resp RCC São Braz) e Colégio Estadual São Paulo Apóstolo (Resp RCC Cruzeiro do Sul). O objetivo do dia era realizar testes de acuidade visual com acompanhamento de profissionais da área de oftalmologia (Clínica Optometria), com distribuição de armações e lentes visuais.

A companheira Constance Busica Chaim, do Rotary Club de Curitiba São Braz, diz que além de fazer parte de área de enfoque do RI, o Projeto Boa Visão traz benefícios através da melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas. Além desse projeto foi alcançada significativamente a exposição sobre a ação do câncer de mama através de exemplos de como prevenir.

As crianças foram recepcionadas com distribuição de senhas conforme ordem de chegada pelos clubes, colocado à disposição 5 profissionais da área oftalmológica para realização de exames, detectando o nível de dificuldade visual de cada criança. Concomitantemente foi realizada sessão de entretenimento as crianças com sala de leitura interativa e jogos. As 16:00 hs foi distribuído o lanche a todos que lá se encontravam (cachorro quente, refrigerantes, pipoca e doces). Todo o transcurso da ação foi muito organizado.

Segundo a companheira Constance Busica Chaim, o fato de estarem contribuindo para que as crianças ou adultos que estiveram nessa fase de exames, com distribuição de lentes e armações para que possam usufruir do benefício de leitura e consequentemente da inclusão escolar ou familiar, foi a marca da ação. Para ela foi emocionante, por exemplo, ter o depoimento de uma criança que sequer distinguia cores e ao ser examinada e o médico ao por uma lente em sua vista, a menina ficar vislumbrada com tudo o que via, pagou tudo que puderam fazer. Constance diz: “É uma sensação que somente quando nos dispomos a realizar é que podemos sentir. Teve mãe que nem sabia o que era exame de mama e nem como realizá-lo em casa e isso foi explicado como fazer. Sem dúvida aos poucos vamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida da comunidade”.

Mais Informações:
Rotary Club de Curitiba São Braz \ Constance Busica Chaim