Instrução Rotária – Orientações

Advocacia Cível - Curitiba PR

Esta rápida instrução está sendo feita a pedido do companheiro Daniel Antunes Ribeiro, que ao ler nossa coluna neste site fez o seguinte comentário: “favor orientar sobre a instrução rotária”.

O assunto é vasto e foi motivo de treinamentos distritais, mas em breve resumo podemos apenas abordar a essência da dúvida da maioria.

Lembremos que a Instrução Rotária sempre existiu, mas com a implantação do PLD e do PLC foi dado o real e necessário destaque à sua importância. O Plano de Liderança Distrital e o Plano de Liderança de Clube já devem ser bem conhecidos em seu Clube, mas caso não sejam, a equipe de apoio distrital está pronta para realizar palestras nos Clubes sobre este importante assunto rotário.

Quando da implantação do PLD, foi criado o cargo de Instrutor Distrital e a necessidade de uma equipe de Instrução Distrital de apoio tal a sua importância. Mas para melhorarmos efetivamente a Instrução Rotária de todos os companheiros, é necessário que cada clube indique o seu Instrutor de Clube para que receba todas as instruções distritais e repasse aos companheiros do seu clube.

Vejam companheiros, para ocuparmos um cargo em qualquer empresa precisamos de treinamento visando conhecer bem a função a ser exercida, suas obrigações e ferramentas disponíveis. No Rotary não pode ser diferente. É incrível, mas muitos companheiros, embora líderes em suas profissões, ainda não perceberam que o Rotary é mais que uma empresa, é uma organização internacional com procedimentos e normas, assim como direitos e obrigações que devem ser respeitados e cumpridos.

Para que possamos desenvolver bem nossas funções, devemos ter perfeita orientação e conhecimento. O sócio mais experiente do Clube deve ser nomeado Instrutor de Clube. Deve ser escolhido aquele que está sempre se atualizando, lendo e participando dos treinamentos distritais, preferencialmente aqueles que já exerceram cargos de diretoria, inclusive a Presidência. Os dados do companheiro escolhido devem ser inseridos no Clube on Line, para que a organização distrital os conheça.

Além disto, o que podemos dizer para completar a solicitação do companheiro Daniel em tão pouco tempo, é que os Presidentes devem inserir na pauta de todas as reuniões um tempo de 3 a 5 minutos para a Instrução Rotária, hoje indispensável. O Instrutor pode escolher o assunto que seja mais necessário ao Clube naquele momento ou repassar as Instruções Distritais que estão sendo enviadas e publicadas na coluna específica do site do distrito. As principais postagens, referentes ao mês em curso, devem sempre ser repassadas aos companheiros Clube conforme solicitação direta do Governador Herbert em todos os treinamentos distritais.

Finalmente, destaca-se que Instrução não é Informação. A Instrução Rotária visa passar conhecimento rotários, sobre a estrutura, Estatuto, Regimento, normas, programas e dados institucionais, enquanto que notícias sobre acontecimentos rotários, eventos e publicações de jornais ou revistas, embora importantes, são informações rotárias que não podem substituir nunca as necessárias INSTRUÇÕES ROTÁRIAS.

Marcos ToledoMarcos A. P. Toledo

Pres. Comitê Distrital de Apoio aos Instrutores de Clube
Rotary Club de Pinhais
instrutores@marcostoledo.adv.br
Marcos Toledo

Rotary Club de Pinhais D. 4730 - Advogado Cível e Trabalhista www.marcostoledo.adv.br

1. FAZER O DIFÍCIL NAO E SIMPLES.
    FAZER O SIMPLES NÃO SAO TODOS QUE CONSEGUEM.
    TEXTO OBJETIVO E CLARO,PORTANTO SIMPLES.
    PARABENS.