Instrução Rotária – Frequência No Clube

Imagem Instrução 04 Reunião de Rotary 1Companheiros, o Rotary não tem mãos senão as nossas.

Por este motivo, um clube para ser eficaz necessita incentivar a presença dos companheiros e ter grande atenção com o motivo das faltas.

Alguns participam de um Rotary Clube apenas para aumentar seu relacionamento ou clientela, outros não têm a responsabilidade necessária que o perfil rotário exige, mas outras são bem intencionadas e apenas não entenderam ainda o prejuízo que sua falta pode fazer em algumas ocasiões. A presença tem sempre grande importância para o bom desenvolvimento dos trabalhos rotários e o sucesso do Clube.

Como exemplos corriqueiros, podemos citar a falta de um companheiro envolvido no projeto discutido na reunião que faltou e de outro que não tenha nenhum envolvimento programado para o dia da sua falta.

No primeiro exemplo o prejuízo é obvio, pois a falta das necessárias notícias e providências sob sua responsabilidade poderá obrigar o adiamento daquela fase do projeto ou mesmo impedir sua execução.

Já no segundo caso, mesmo não estando envolvido, pode ocorrer a necessidade de sua participação repentinamente, com alguma informação de sua área de expertise profissional ou rotária. Pode também se tornar necessária a substituição de qualquer companheiro e suas funções no projeto em questão ou em qualquer outro que o Clube esteja envolvido. Vemos então que em qualquer situação a falta é prejudicial.

Devemos lembrar que tudo na vida tem o seu momento histórico e que somos necessários naquele exato momento para determinada ação. Após passar aquele inesperado e singelo momento, poderemos nunca mais ter a chance de dizer ou cumprir o que nos caberia. Porém, as consequências de nossa falta virão quer queiramos ou não, quer nos arrependamos ou não.

Por estes motivos, os companheiros que estão no Rotary por real opção de seu coração, desejando ser realmente úteis à sua comunidade e ao Clube, devem sempre estar presentes nas reuniões e colaborar tanto quanto possível para o sucesso dos trabalhos.

Para disciplinar a freqüência nos clubes, o Rotary International tem normas que devem ser cumpridas. O conhecimento e cumprimento destas normas são  responsabilidades do Presidente, do Secretário e do Instrutor do Clube.

Para demonstrar aos demais companheiros que não faltou por desconsideração e também para não prejudicar o índice de presença do Clube perante o Distrito, existe a possibilidade de recuperação de sua falta. Para sua falta ser considerada recuperada, nos 14 (quatorze) dias que a antecederam ou nos próximos 14 (quatorze dias), o companheiro faltante deve ter presença em uma reunião de outro Clube ou participado de uma ação comunitária.

Para não ultrapassarmos o tempo correto de uma Instrução Rotária, as normas sobre frequência e recuperação serão abordadas nas duas próximas instruções, pois pontualidade também é ponto de honra para todos os rotarianos.

Marcos Toledo

Marcos A. P. Toledo