Instrução Rotária – Cancelamento de Reuniões

Cancelamento ReuniõesBrasil, praia, sol, aquela geladinha com camarão e tudo de bom. Olhem só o verão chegando companheiros.

Então vamos suspender as reuniões até março e aproveitar as férias escolares, certo?  Errado!!!  Rotary não para!!!

Todos sabem que no Brasil as reuniões dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro tendem a ter baixa frequência, a não ser nos clubes do litoral que recebem muitos visitantes. Mas isto não é motivo para paralisar as atividades dos clubes e pelas normas rotárias nem é possível. O melhor é ser criativo e promover alguma atividade nas reuniões para atrair a atenção e a presença dos companheiros.

Mas não pode parar nem um diazinho??? Nem no ano novo???

Pode sim, basta seguir as normas e ser feliz. O Estatuto Prescrito para os Rotary Clubs, cujas normas devem ser respeitadas, já disciplinou o cancelamento de reuniões no terceiro parágrafo (item “c”), do seu sexto artigo, com a seguinte redação:

O conselho poderá cancelar uma reunião ordinária quando ela coincidir com um feriado, inclusive feriado comumente celebrado, ou em virtude do falecimento de associado do clube, ou de epidemia ou calamidade que afete a comunidade como um todo, ou de conflito armado na comunidade que coloque em perigo a vida dos associados do clube. O conselho poderá cancelar ate quatro reuniões ordinárias por ano por causas aqui não especificadas, ficando estabelecido, entretanto, que este clube não poderá deixar de se reunir por mais do que três reuniões ordinárias consecutivas.”

Por este artigo vemos que o RI, sábia e claramente, não quer que os clubes parem, mas consigam se adequar às necessidades dos sócios, pois paralisações longas esfriam muito os clubes e o companheirismo, prejudicando todas as atividades.

Felizmente a situação é de alegria e não é de calamidade. Assim, os clubes que ainda não cancelaram nenhuma reunião nesta gestão, poderão optar pelo cancelamento de uma até três reuniões consecutivas para os companheiros viajarem nas festas de Natal e Ano Novo. Caso se decida por queimar todas as quatro possibilidades, o que não é aconselhável porque pode surgir outra necessidade futura, então será necessário que entre elas seja realizada ao menos uma reunião ordinária.

Lembro aos companheiros que viajarem, que podem recuperar suas faltas visitando um Rotary Club na cidade onde estiverem, o que é muito legal. Se não for possível, podem também recuperar em um clube on line.

Como os clubes se reúnem em diferentes dias da semana, então seus sócios devem escolher as reuniões a serem canceladas nas datas que melhor atenderem à maioria, mas creio que já será muito útil a dica normativa desta matéria que foi sugerida pelo companheiro Lessandro Bonato, principalmente para os clubes mais jovens.

Marcos Toledo

Marcos A. P. Toledo