Instrução Rotária – Eleição Presidente Indicado 2017/2018

Eleições 17-18 PublicarCaro companheiro, quem é o Presidente Indicado para a gestão 2017/18 em seu Clube? Veja que a grafia está correta, pois o Presidente Eleito exercerá seu mandato na gestão 2016/17, mas o próximo quem será?

Se você sabe a resposta, parabéns a você e seu Presidente, pois isto demonstra que é um companheiro ciente das atividades do seu clube e que seu Presidente é dedicado e atua em harmonia com as normas rotárias.

No entanto, embora acredite que nossos clubes já elegeram seu Presidente para a gestão 2017/18, este tema cabe com grande relevância neste momento, pois nossas publicações têm alcançado companheiros de vários outros distritos.

Mas por que este tema é tão importante neste momento?

Porque o prazo para esta eleição finda no dia 31.12.2015, com bem destacado no Treinamento Distrital, sendo que nas duas próximas semanas teremos feriados festivos, os quais poderão ocasionar o cancelamento de reuniões em vários clubes. Por este motivo o RI orienta que esta eleição deve ser realizada sempre na primeira quinzena de novembro, como já deve ter ocorrido.

Relembramos que os Estatutos Prescritos para Rotary Club trazem definições e normas sobre diretores e dirigentes de clube no seu artigo 10, tratando especificamente da eleição e posse do Presidente no item (b) da sessão da seção 5, com a seguinte redação:

“(b) Mandato do presidente. O presidente será eleito conforme estipulado no Regimento Interno, ou seja, no máximo dois (2) anos e no mínimo dezoito (18) meses antes da data em que tomara posse do cargo, servindo como presidente indicado apos a devida eleição. O presidente indicado passara a ser conhecido como presidente eleito a partir do dia 1o de julho do ano anterior ao do inicio de seu mandato como presidente. O presidente toma posse no dia 1o de julho e servira durante um ano, ou até que seu sucessor tenha sido eleito e satisfeito os requisitos aplicáveis.”

Diante desta norma rotária o prazo para a eleição do Presidente Indicado para a gestão 2017/18 iniciou no dia 1º de julho de 2015 e findará no dia 31 de dezembro próximo, pois terá que assumir o cargo em 1º de julho de 2017.

Assim, se você não souber quem é o Presidente Indicado do seu clube, pergunte ao presidente. Caso ainda não tenha sido escolhido, o presidente deverá convocar imediatamente uma assembleia geral do clube com esta finalidade específica, marcando como data a primeira reunião posterior a 15 (quinze dias) da ciência dos sócios. Todos os sócios devem ser cientificados desta convocação e da possibilidade de se apresentarem como candidatos ou informarem sua impossibilidade. Todos que não informarem impossibilidades, serão elegíveis. Lembramos que por orientação de RI deverão ser votados os sócios que ainda não tenham sido presidente, salvo situações especiais de cada clube.

Marcos Toledo

Marcos A. P. Toledo

Pres. Comitê Distrital de Apoio aos Instrutores de Clube
Rotary Club de Pinhais
instrutores@marcostoledo.adv.br
Marcos Toledo

Rotary Club de Pinhais D. 4730 - Advogado Cível e Trabalhista www.marcostoledo.adv.br

1. Olá companheiro!
    Meu nome é Daniel Rezende e sou do RC SP Aldeia Distrito 4750.
    Gostaria de uma informação regimental:
    Como proceder em caso do clube quiser retirar a indicação de um Presidente eleito e qual o prazo limite para isso antes da posse?

• Boa tarde, Companheiro Daniel
      No caso de um impedimento do presidente eleito poder assumir, a princípio o atual presidente do clube convoca uma assembleia para eleição de um novo presidente. Sugiro procurar orientação com o Governador Assistente de seu clube ou Governador do seu Distrito para maiores informações. Saudações

• Boa tarde Daniel
      A informação da companheira Cleucimara está correta, porém existem algumas situações mais delicadas que precisam bem detalhadas para uma ação que não venha a prejudicar a imagem das pessoas envolvidas, do Clube e do próprio Rotary.
      Como o motivo não foi bem especificado e este também não seria o canal correto, já que público, me coloco à sua disposição pelo e-mail que utilizo para instruções no Distrito 4730 instrutores@marcostoledo.adv.br. Um grande abraço.