Projeto rotário traz mudanças sociais e mobilidade

Funcionárias da ALEM (Rosy Roman Sánchez, Maria Isabel Nava Gómez e Irene Martinez Duran) chegam à oficina de Cuernavaca.

A percepção geral a respeito dos deficientes físicos no México é de que são incapazes de atuar como membros produtivos da sociedade. Por não conseguirem trabalhar ou sustentar suas famílias, eles enfrentam discriminação, precisam de cuidadores e são mantidos em casa.

Felizmente, uma organização chamada Autonomía, Libertad en Movimiento (ALEM) está trabalhando para mudar essa realidade. Fundada em 2007, a instituição oferece treinamento profissionalizante, incentivando e capacitando pessoas com deficiências motoras para que encontrem emprego. Além disso, o grupo fornece um serviço extremamente necessário na parte central do México: conserto de cadeiras de rodas.

Com a ajuda do Rotary Club de Cuernavaca-Juárez, no México, e do Rotary Club de Paoli-Malvern-Berwyn, nos EUA, a ALEM consegue oferecer um serviço de consertos de cadeiras de rodas a baixo custo. Um subsídio do Rotary está financiando uma oficina itinerante que percorre cidades da região central mexicana, como Puebla e Veracruz. Os Rotary Clubs locais providenciam acomodações, refeições, publicidade e um local onde a equipe da ALEM pode montar sua oficina.

Erik Friend, cofundador e presidente da ALEM, trouxe sua experiência como mecânico para a instituição e apresentou a ALEM como possível parceira de projetos para vários clubes do México e dos Estados Unidos. Impressionado com o envolvimento dos Rotary Clubs em projetos que vão além da ajuda financeira, ele acabou entrando para o Rotary Club de Cuernavaca-Juárez.

“Este projeto traz benefícios e contribuições muito interessantes para a sociedade”, diz Friend. “Alguns são simples, pois as pessoas que perderam sua mobilidade a recuperam depois do conserto de sua cadeira de rodas. Já outros são mais sutis, como o impacto na cultura e na sociedade. As pessoas com deficiências agora entendem que é possível trabalhar. Estamos mudando suas perspectivas.”

A ALEM tem dez funcionários na oficina de Cuernavaca, todos portadores de deficiências físicas e muitos cadeirantes. Todos eles são treinados em várias especialidades, inclusive pintura, soldagem e estofamento.

Mayra Solano, diretora da ALEM, explica que o nome da organização visa enfatizar a possibilidade de crescimento e mudança para qualquer pessoa com deficiência motora. Ela acrescenta que o desafio constante é saber como combater ideias preconcebidas relacionadas àqueles que dependem de cadeiras de rodas.

“A ALEM tem dois ângulos”, diz Solano. “Um deles é a criação de uma nova imagem no nosso país, mostrando que mesmo com deficiências (no caso, a motora), ainda há muitas opções para integrar essas pessoas na sociedade. O outro tem a ver com a educação necessária para que adquiram o treinamento necessário e tenham uma ocupação. Eles precisam aprender coisas novas, como usar suas mãos e sua visão, trocar ideias e trabalhar em equipe.”

Oferecer consertos a baixo custo é outro elemento importante da missão da ALEM. Embora as peças de reposição sejam relativamente baratas, o preço não é acessível para a maior parte dos usuários de cadeiras de rodas na comunidade. Com a ajuda do Rotary, a ALEM cobra apenas pela mão de obra (de US$3 a US$18, aproximadamente). Por poder levar a oficina a outras comunidades, o impacto da ALEM é muito maior.

“Nós e os Rotary Clubs unimos nossas forças e começamos a trabalhar juntos, mas esse relacionamento vai muito além”, diz Solano. “Essa aliança afeta o sentimento e o espírito rotário, representando o trabalho na comunidade e para a comunidade. É essa parceria que possibilita mudanças.”
Daniela Garcia

Rotary News, 15 dez 2015

Membros da equipe da ALEM junto com o presidente Erik Friend e a diretora Mayra Solano (ao centro, na fileira de cima).

Mayra Solano (à esquerda), diretora da ALEM, e Liliana Martinez conversam com clientes sobre o conserto de uma cadeira de rodas em Puebla, no México.

Mario Alberto Salas corta o material para os novos assentos das cadeiras de rodas.

Maria Isabel Nava Gomez troca as rodinhas dianteiras de uma cadeira em Puebla.

Os voluntários Julio Bernal Vasquez e Daniel Perkins trabalham com Jesus Santillana Solis, do Rotary Club de Puebla Industrial, e Maria Isabel Nava Gomez no conserto de cadeiras de rodas.

Irene Martinez Duran, que usa a máquina de costura com a ajuda de um cabo de vassoura, trabalha com Gilberto Beltran para fazer assentos de cadeiras de rodas.

Erik Friend, associado do Rotary Club de Cuernavaca-Juárez e presidente da ALEM, faz uma demonstração de treinamento.

Julio Bernal Vásquez conserta uma cadeira de rodas em Puebla.

Erik Friend e o voluntário Daniel Perkins soldam uma cadeira de rodas em Puebla.

Rosy Roman Sanchez instala um novo assento na cadeira de rodas de um cliente em Puebla.

O rotaractiano Daniel Garay Hernandez (à esquerda) e Gilberto Beltran trabalham juntos para trocar o pneu de uma cadeira de rodas.