Rotary – Feliz Aniversário!

2016 02 23 Rotary 4730 Aniv 111 AnosNesta terça-feira, 23, e também nos próximos dias, comemoramos 111 anos de existência.

É justo afirmar que a receita é de sucesso, afinal de contas, 111 anos, presente em 218 países e mais de 1.200.000 associados, não é para qualquer um!

Programas estruturados ou projetos apoiados pela Fundação Rotária, dão o dinamismo que a organização precisa para atender às necessidades das comunidades assistidas segundo a área de atuação de cada clube.

Esta não é uma data como outra qualquer, e não pode passar desapercebidamente pelo calendário dos clubes, pois temos muito do que nos orgulhar e comemorar !

A grandiosidade do Rotary e dos rotarianos é uma coisa quase sem medida.

É sempre bom lembrar que no Brasil, através de Lei Federal Nº 6.843 de 03 de novembro de 1980, foi instituído o Dia Nacional do Rotary, a ser comemorado sempre no dia 23 de fevereiro, data da fundação da organização mundial em 1905, pelo advogado Paul Harris e seus parceiros de negócios, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram Shorey que se reuniram no escritório de Loehr, na sala 711 do Unity Building, para o que mais tarde ficaria conhecido como a primeira reunião de Rotary Club, em Chicago, Estados Unidos.

Atualmente, no Brasil temos 55.048 rotarianos, associados aos 2.383 clubes rotários, distribuídos entre os 38 distritos brasileiros. No Mundo são 35.151 clubes rotários, distribuídos em 218 países, com 1.228.980 rotarianos associados a um Rotary Club em 543 distritos rotários.

Muitas atividades rotárias estão programadas durante as próximas semanas, em comemoração ao aniversário de 111 anos e, entre tantas, o Distrito 4730 também está organizando eventos para marcar a passagem desta data marcante.
Começaremos com a Big Parade que os clubes de Rotaract realizarão na semana mundial de Rotaract, precisamente no dia 05 de março, dando abertura a 1ª Festa das Nações, que será realizada no dia seguinte, domingo, 06 de março, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

Depois disso, realizaremos o II Jantar beneficente Rotary Presenteia Curitiba, que associa o nosso aniversário com o aniversário da capital do estado, Curitiba.

Neste ano, parte da renda do evento, como o nosso presente para a cidade, será direcionada à organização “Amigos do HC” (Hospital das Clínicas).

Nos próximos dias, muitos de nós realizarão atividades específicas para lembrar a fundação de ROTARY, plantando árvores, fazendo mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, visitando escolas, creches, asilos e hospitais,
como forma de chamar a atenção da comunidade assistida para destacar a relevância do movimento e até o Poder Legislativo, novamente prestará justa homenagem aos rotarianos, em sessão solene a ser realizada no dia 26 de
fevereiro, as 15:00 horas, no plenário do Senado Federal, ocasião em que Rotary International será representado pelo diretor José Ubiracy Silva.

Lembrando, no ano passado, a Câmara dos Deputados teve a iniciativa de fazê-lo, entregando ao Rotary International a Medalha do Mérito Legislativo, através do Distrito 4730, ocasião em que fomos representados pelo Casal Governador Distrital Herbert Moreira e Patty.

Parabéns a todos Vocês que tornaram o Sonho de Paul Harris realidade!

11899851_789783834465003_2881751903761979008_n BHerbert Bernardino Alves Moreira

Governador Distrital - Gestão 2015-16
Lema: Seja um presente para o mundo