Resolução 06/2016

No uso de suas atribuições, o Governador Distrital informa que a Comissão de Indicação do Governador 2018-19, indicou a companheira Isis Ribas Busse, associada ao Rotary Club de Curitiba Cidade Ecológica desde 08-06-2003, ocupando a classificação engenharia civil, para exercer o cargo no ano rotário 2018-19.

O nome do Governador 2008-09 Evaldo Artur Hasselmann foi sugerido pela candidata Isis Ribas Busse e teve sua indicação ratificada pela Comissão para ocupar o cargo de vice-governador na gestão 2018-19. Evaldo Artur Hasselmann é associado ao Rotary Club de Ponta Grossa Sul desde 01-03-1995 e ocupa a classificação construtor de bens imóveis, conforme consta no cadastro do ClubOnLine.

Qualquer clube do distrito que exista por no mínimo 1 (um) ano, a contar do inicio do ano em curso, poderá propor candidato(a) opositor(a) ao cargo de governador(a) indicado(a), contanto que o clube tenha previamente proposto tal candidato(a) a Comissão de Indicação.

O clube que existir por menos de um ano, a contar do inicio do ano em curso, poderá apresentar candidato(a) opositor(a) desde que este seja de seu quadro associativo e também tenha sido devidamente sugerido a Comissão de Indicação.

O nome do(a) candidato(a) opositor(a) será apresentado(a) na forma de resolução do clube aprovada em reunião ordinária.

O clube entregará a resolução ao governador distrital dentro do prazo, que se estenderá no máximo até o dia 23 de março de 2016, ou seja, 14 (quatorze) dias após a divulgação desta resolução, conforme disposto no item 13.020.8. do Regimento Interno de RI.

Na eventualidade de um(a) candidato(a) opositor(a) ter sido proposto(a) na forma acima estabelecida, o governador distrital informará a todos os clubes, por intermédio de um formulário especialmente fornecido pelo RI para este fim, o nome do(a) candidato(a) opositor(a).

Além disso, o governador distrital consultará se os clubes desejam ratificar dita oposição, o que também deverá ser feito na forma de resolução aprovada em reunião ordinária dos clubes interessados.

Referida resolução deverá ser recebida até o dia 06 de abril de 2016.

Somente serão consideradas válidas as candidaturas de opositores que tiverem obtido a ratificação de pelo menos 10% (dez por cento) do número total de clubes existentes no início do ano rotário 2015-16, ou seja, 8 (oito), operantes no mínimo há 1 (um) ano a contar do início do ano rotário em curso, e apenas quando tais resoluções forem adotadas pelo clube em reunião ordinária, de acordo com os Estatutos do clube e conforme determinado pelo governador distrital.

O clube pode ratificar apenas um(a) candidato(a) opositor(a), como é o caso, tudo de conformidade com o item 13.020.9 do Regimento Interno de RI que trata da Ratificação de oposição apresentada.

Se na data estabelecida nenhuma candidatura de opositor(a) de qualquer clube do distrito tiver sido recebida pelo governador, será declarada a candidata indicada pela Comissão de Indicação como sendo esta a governadora para o ano rotário 2018-19.

Todos os clubes do distrito deverão ser notificados de tal fato dentro de 15 (quinze) dias após o vencimento dos prazos estabelecidos anteriormente para apresentação e validação da oposição, conforme dispõe o item 13.020.10 que trata da inexistência de candidato(a) opositor(a).

Caso o governador distrital receba, dentro do prazo regulamentar, qualquer candidatura válida de opositor(a), devidamente ratificada, deverá, então, notificar tal fato a todos os clubes do distrito até 7 (sete) dias após o vencimento do prazo regulamentar, ou seja, até o dia 13 de abril de 2016.

A notificação deverá conter o nome e as qualificações de todos os candidatos opositores, que neste caso específico somente poderá ser 01 (uma) candidata opositora, os nomes dos clubes opositores e dos clubes ratificadores, assim como o fato de que a governadora indicada será escolhida por meio de votação postal ou na Conferência Distrital se a oposição permanecer efetiva até a data determinada pelo governador distrital, conforme disposto no item 13.020.11. do Regimento Interno do RI.

Se nenhuma candidatura válida de opositor(a) for apresentada, o governador distrital declarará, então, a candidata escolhida pela Comissão de Indicação, como sendo esta a governadora indicada, e notificará desse fato a todos os clubes do distrito dentro dos dias seguintes, conforme disposto no item 13.020.12 do Regimento Interno do RI.

Caso a votação seja realizada durante a Conferência Distrital, obedecerá, dentro do possível, ao aqui estabelecido, considerando que todos os votos de um mesmo clube deverão ser emitidos a favor de 1 (uma) única candidata, caso contrário serão anulados.

Cada clube deverá designar um eleitor para emitir todos os seus votos, de conformidade com o item 13.020.13 do Regimento Interno de RI que trata da votação realizada na Conferência Distrital para eleição do(a) governador(a) indicado(a).

Os casos omissos nesta Resolução serão resolvidos pelo Governador Distrital, respeitado sempre os estatutos, regimento interno e todas as normas de Rotary International pertinentes a matéria, que sempre prevalecerão em caso de conflito, como determina a regra do artigo 29 do Estatuto Social do Distrito 4730.

Herbert Bernardino Alves Moreira
Governador Distrital – Gestão 2015-16
Seja um presente para o Mundo

Disponibilizo no anexo cópia da Ata da Reunião da Comissão de Indicação  para conferência. Anexo