Governador Herbert comenta a importância do Dia Internacional da Síndrome de Down

O governador do Distrito 4730 de Rotary International comenta o “Dia Internacional da Síndrome de Down” que é celebrado no Brasil e em mais 40 países no dia 21 de março.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 800 partos, nasce uma criança com Síndrome de Down. No Brasil, estima-se que essa alteração genética seja registrada em cerca de oito mil bebês por ano.

A Síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural que acontece por motivos desconhecidos, na gestação, durante a divisão das células do embrião. É uma alteração cromossômica, quando crianças nascem dotadas de três cromossomos (trissomia) 21, e não dois, como o habitual. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características peculiares físicas e cognitiva. Nesta data especial saúdo todos aqueles que de forma direta ou indireta os apoiam e lutam pela inserção integral das pessoas com síndrome de Down na nossa sociedade. E para tanto o envolvimento das organizações como é o caso do Rotary devem conhecer melhor as carências e necessidades dos menos favorecidos para estabelecer estratégias para manter o tema em evidência tornando possível tal inclusão.

“Muito mais que comemorar a data devemos gerar conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos portadores de necessidades especiais lugares do mundo. Precisamos ouvir mais para entendermos melhor quais são as dificuldade além daquelas que conhecemos, absorvermos seus anseios e assim nos sensibilizarmos para que sejam melhoradas as instituições que cuidam das questões relacionadas a síndrome. Aos familiares e principalmente as pessoas com “down” meus votos de elevada estima e consideração.

Herbert Moreira & Patty

Casal Governador do Distrito 4730