1

Rotary participa de Blitz Educativa em comemoração ao Dia do Motociclista

52ce5884-a006-4a12-9b8c-b83b4118a99bNesta quarta-feira (27) foi comemorado o Dia Internacional do Motociclista e o Rotary Club participou de várias Blitz Educativas para motociclistas e motoristas. No total, a ação foi realizada em 18 postos no Estado do Paraná. O apoio dos Rotary Clubs do Distrito 4730 se concentrou nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Ponta Grossa.

O objetivo principal da ação foi reduzir o número de acidentes no trânsito, e consequentemente, salvar vidas. A organização desta ação também contou com a participação do Governo do Estado do Paraná, Detran PR, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Sanepar, BPTran, Bodes do Asfalto Moto Clube, Honda EcoSul e Observatório Nacional de Segurança Viária.

0fdad5c3-2352-4ae3-8cc0-7b7095ecd7e6O Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, agradeceu e reconheceu a participação dos rotarianos nesta importante ação educativa. Esta manifestação de agradecimento foi feita junto ao companheiro Marcos Toledo, membro da Equipe Distrital e do Rotary Club de Pinhais, que está representando o Distrito 4730 e o Governador Armando Zoccola Filho no planejamento destas ações de educação no trânsito junto ao BPTran e outros órgãos governamentais.

Desde a primeira realização em parceria com BPTran e Rotary Clubs, durante o Maio Amarelo, os acidentes envolvendo motos reduziram 18%. O sucesso desta parceria também será efetivo durante a Semana do Trânsito, a ser comemorada em Setembro.

DSCN1905A participação dos rotarianos foi fundamental, pois uma Blitz de Trânsito requer uma grande logística, onde parte do trânsito é cuidadosamente parada, reduzindo a velocidade da via, tendo a necessidade de aumentar a sinalização e efetivo policial para promover a segurança necessária para os participantes da ação e comunidade. Desta forma, os policiais fizeram a triagem das motocicletas e veículos a serem abordados, sendo cuidadosamente desviados para uma área recuada onde os rotarianos fizeram a abordagem educativa.

“Além de rotariano sou membro do Moto Clube Bodes do Asfalto e fiz questão de participar desta ação com meu colete do Moto Clube, também identificado com a Roda Rotária, justamente para mostrar para os colegas de asfalto, que os próprios motociclistas estão preocupados com o trânsito”, comenta Marcos Toledo, membro da organização desta realização.

d9ff765a-f81e-4cba-8dcb-3bfa5118d70dA juventude do Rotary também se preocupa com a proteção da vida no trânsito e redução dos índices de acidentes nas ruas e estradas. O Rotaract Club, organização mundial de jovens com idade entre 18 e 30 anos, também participou da realização. “A Blitz Educativa foi uma grande ação aplicada em todo o Paraná, em especial no posto que participei no bairro do Jardim Botânico, em Curitiba, onde tivemos muitos participantes ajudando e dezenas de motociclistas foram alcançados. Foi uma ação muito bem recebida, vários condutores desceram das motos para tirar foto e agradecer pelas informações”, comenta Douglas Toledo, advogado e membro do Rotaract Club de Pinhais.

13645311_1229883823710558_8866433052104348263_nEm São José dos Pinhais, os Rotary Clubs da cidade também realizaram a Blitz Educativa, alcançando ótimos resultados e uma receptividade positivo por parte dos motoristas. “A blitz foi um sucesso! O objetivo de relembrar os motociclistas sobre a importância de pilotar com segurança e respeitar as leis de trânsito é primordial. Na correria do dia-a-dia muitos se esquecem do básico, como abaixar a viseira, prender a fivela do capacete e ligar o farol. E este foi o papel do Rotary. Prestar o serviço à comunidade através da simples ação voluntária de relembrar”, comenda João Miranda, Representante Distrital dos Rotaract Clubs do Distrito 4730.

Em Ponta Grossa, a Blitz Educativa foi realizada ao lado do Terminal Central, na Avenida Vicente Machado. A ação foi bem recebida pela comunidade e contou com a colaboração de centenas de motoristas e motociclistas. “Ações como esta são muito importantes, pois além da orientação aos motoristas sobre a imprudência e a falta de atenção no trânsito, principais causas de acidentes, também proporciona a oportunidade de divulgar as ações do Rotary e sua preocupação com a comunidade”, comenta Cleucimara Santiago, membro do Rotary Club de Ponta Grossa Vila Velha.

da79d99f-6466-420f-81aa-8cea40ec65b0Robson Gimenes, do Rotary Club de Ponta Grossa Alagados comentou que na cidade de Ponta Grossa a ação vou bastante reconhecida e elogiada pelos motoristas. Mostrando que ainda temos muitas pessoas que valorizam a vida e se preocupam com a segurança no trânsito.

A Subcomissão Distrital de Grupos de Companheirismo através do companheiro Marcos Venitius Muniz também está trabalhando na divulgação das ações da Semana do Motociclista, com o propósito de incentivar a participação dos rotarianos.

O companheiro Marcos Toledo, coordenador das Blitz Educativas junto aos demais realizadores, agradece a participação e o comprometimento dos rotarianos do Distrito 4730, destacando o trabalho do Rotary Club de Curitiba Av. das Torres, Rotary Clubs de São José dos Pinhais, Rotary Clubs de Ponta Grossa e do Rotary e Rotaract Club de Pinhais. E, informa que os planejamentos da Semana do Trânsito junto ao BPTran já estão em andamento.

“Sempre fui um grande apaixonado por motocicletas. Mas digo que a preservação da vida, é algo que supera esta minha paixão. As campanhas de Educação no Trânsito realizadas em parceria com o BPTran e os nossos Rotary Clubs estão sendo muito importantes para toda comunidade. Muitas vidas estão sendo salvas através destas campanhas e isso é motivo de satisfação para todos nós. Devemos continuar os trabalhos e preservar esta parceria, pois temos muito a fazer. Meu agradecimento especial ao Comandante Valterlei, que confiou na qualidade do trabalho voluntário dos nosso rotarianos, para somar forças nesta importante realização”, comenta Armando Zoccola Filho, Governador do Distrito 4730 de Rotary International.

Serviço – Treinamento de Pilotagem Segura

No próximo Sábado, dia 30, em Curitiba, ao lado do Teatro Paiol, na Rua Coronel Zacarias, das 08h às 13h, será realizado um Treinamento Teórico e Prático sobre Pilotagem Segura para todos os motociclistas interessados. A inscrição será feita no local e haverá Certificação do Curso aos participantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Avatar

Lessandro Bonato

One Comment

  1. Parabéns à participação do Rotarismo do Distrito 4730, unindo clubes e Entidades igualmente interessadas na construção de uma comunidade integrada aos princípios da Prova Quádrupla. Parabéns ao Amigo Marcos Toledo liderança essa ação que salvará milhares de preciosas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *