Rotaract Club – Um Programa de Sucesso

Prezados Companheiros, neste post destacamos a parte principal de uma mensagem do companheiro Rodrigo Mello, Chairperson do Programa Rotaract Club do nosso Distrito. O companheiro Rodrigo é muito dedicado ao programa e seu trabalho sem dúvida merece destaque.

“Dia 13 o programa Rotaract completou 49 anos de existência, mas você conhece um pouco da história desse programa tão importante para Rotary?

No início dos anos 60, os Rotary Clubs espalhados pelo mundo começaram a patrocinar grupos de jovens universitários em projetos de prestação de serviços. No dia 13 de março de 1968, após considerar a relevância internacional de tais atividades implementadas pelos clubes, o então presidente do RI, Luther H. Hodges e o conselho diretor estabeleceram o Rotaract como programa oficial do Rotary Internacional, fundando o Rotaract Club de North Charlotte nos EUA.

O quadro social é integrado internacionalmente por pessoas de 18 a 30 anos de idade que trabalham em prol das comunidades, fortalecem relacionamentos pessoais e profissionais e colaboram para a compreensão mundial. De lá pra cá, o programa só cresceu e conta atualmente com 230.322 membros com 10.014 clubes em 183 países!!

Em homenagem à data de fundação do primeiro Rotaract Clube, em Março de 1992, o Conselho de Administração do Rotary International instituiu a semana mundial do Rotaract. Todos os anos é comemorada na semana do dia 13 de março e tem por objetivo valorizar Rotaract e incentivar os clubes a conhecerem mais o programa, ampliarem a parceria com seus clubes parceiros e fomentar a abertura de novos clubes.

Rotaractianos são vibrantes, criativos, inovadores, cheios de garra e prontos para servir botando seus conhecimentos técnicos em prática em prol da humanidade! Parabéns ao Rotaract pelos 49 anos de existência!

Rotaract: O Futuro é Feito por Quem Faz!”

Ingressei na família rotária através do Rotaract Club, em 1980, e hoje tenho dois filhos no Rotarac, Douglas e Brenda, além da minha esposa que é parceira inseparável e coordena o Projeto Sorriso Rotário. Assim, por acompanhar o Rotaract por 37 anos, endossar as palavras do companheiro Rodrigo e afirmar ser um maravilhoso programa, formador de ótima liderança jovem, com consciência, ética e comprometimento com a comunidade.

Espero que todos os rotarianos possam contribuir, direta ou indiretamente, para que o número de rotaractianos cresça a cada dia, pois assim o mundo será um lugar cada vez melhor para vivermos. Contem como nossa colaboração no que for preciso.

Marcos Toledo

Marcos A. P. Toledo