Aniversário Internacional dos 50 anos do Rotaract

Aniversário Internacional de 50 anos do Rotaract

Foto: Reprodução/Newsletter Rotaract

Na semana mundial de comemoração do aniversário de 50 anos do Rotaract, a sede para a Conferência Nacional de Rotaract Clubes (CONARC) foi escolhida. A 45 ª edição vai acontecer no Distrito 4440 e o tema é “CONARC da Transformação”. O resultado saiu na terça (13) – dia da fundação do primeiro Rotaract – e o Distrito 4440 recebeu 19 dos 32 votos. A CONARC acontece anualmente, no mês de janeiro, e reúne palestras, workshops, projetos de oratória, entre outras atividades de capacitação

44ª CONARC

Projeto Faça Parte | Foto: Reprodução/Facebook

Celebrando os 50 anos do Rotaract, a 44ª edição da CONARC aconteceu entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2018 na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. O tema da Conarc foi “Liderança”. Cerca de 500 pessoas, entre rotaractianos, rotarianos e convidados, participaram do encontro. O Distrito 4730 esteve representado por 10 participantes, de cinco clubes da região rotária.

Durante o evento, foram realizados painéis temáticos e grupos de discussões sobre assuntos rotários, além de palestras sobre o protagonismo da juventude. Um dos destaques foram os Rotaract Talks – exposições breves de vários oradores, que falaram de temas como a integração e a transição de Rotaract para Rotary; a importância de se contar a história das pessoas que são impactadas pela nossa organização; o projeto Hepatite Zero; entre outros.
A Conarc também foi palco dos Concursos Nacionais de Projetos (CNP) e de Oratória (CNO).

Semana Mundial do Rotaract

O Distrito 4730 iniciou as atividades da Semana Mundial de Rotaract com um plantio de árvores no Parque Tanguá, em Curitiba, realizado no último domingo (11). O plantio é a concretização de uma das etapas do Projeto Distrital “Plante um Recomeço”, que busca aliar as ideias relacionadas ao desenvolvimento sustentável e a proposta do presidente de Rotary Internacional, Ian Riseley, de que cada membro da família rotária plantasse pelo menos uma árvore durante a gestão 2017-18.
 Para encerrar a Semana Mundial, o Rotaract do Distrito 4730 irá promover o evento  “Churras dos 50 anos”, neste domingo (18), às 12 horas, na Rua José Mariano dos Santos, 145 – Estância Pinhais, Pinhais – PR (Sede do Rotary Club de Pinhais). O preço é 25 reais e o evento conta com open food, incluindo opção vegana.

Mais informações em: https://www.facebook.com/events/345904242483659/

História do Rotaract

"<yoastmark

Criado em 13 de março de 1968 nos Estados Unidos, o Rotaract Club Charlotte North foi o primeiro o Rotaract Club a ser fundado. A ideia do clube veio da necessidade de oficializar o patrocínio oferecido pelos Rotary Clubs a jovens universitários que realizavam projetos humanitários.
Alguns meses depois, em 20 de novembro de 1968, fundou-se o primeiro Rotaract Club do Brasil, em Ribeirão Pires, interior do estado de São Paulo. Iniciando os trabalhos rotaractianos no Distrito 4730, o Rotaract Club de Curitiba Oeste data de 16 de outubro 1973.
Já a Rotaract Brasil foi fundada em 1991, originalmente como “OMIR Brasil” (Organizações Multidistrital de Informações de Rotaract). Em 2018, o Censo Rotaractiano, produzido pela Rotaract Brasil, estimou que são mais de 7 mil associados do Rotaract em todo o país.

Saiba mais sobre o Rotaract em: https://www.rotary.org/pt/get-involved/rotaract-clubs