Livro dos Presidentes homenageia Curitiba e os 85 anos do Rotary Club mais antigo do Paraná

Entrega oficial do Livro dos Presidentes do Rotary Club de Curitiba ao Presidente do TJPR Des. Renato Bettega; Na foto, o Comp. Des.Fernando Vidal, o Presidente do Rotary Club de Curitiba Alcion Bubniak com vice Presidente Juarez Rossetim. | Foto: Arquivo

O Rotary Club de Curitiba completou 85 anos de atividades. Fundado em 1933, o clube é o mais antigo do Paraná e de Santa Catarina, que na época formavam um único distrito. Em comemoração, o Rotary Club de Curitiba lançou o “Livro dos Presidentes”, como homenagem aos 85 presidentes. Segundo Alcion Bubniak, atual presidente do clube, o livro, além de ser um resgate das personalidades dos presidentes, tem como objetivo fortalecer e valorizar a importância do cargo.

Para o lançamento do livro e comemoração dos 85 anos de história, o Rotary Club de Curitiba promoveu no dia 20 de março um almoço no Graciosa Country Club, em Curitiba. O local também faz parte da história do clube: seis antigos presidentes ajudaram na fundação.

A estimativa é de que 90 pessoas compareceram, entre elas a Governadora deste ano rotário, Sueli Inckot, e 8 ex-governadores. Pelo menos dez Rotary Clubes foram representados e também marcaram presença no evento.

Livro dos Presidentes

De acordo com o atual presidente do clube, Alcion Bubniak, a ideia do livro surgiu um mês antes de sua posse, há um ano atrás. “Esse livro veio num momento em que o país passa por um processo de luta a favor da ética e contra corrupção. O livro dá um sinal para a sociedade que é muito importante o papel do presidente e do currículo dele, que além da boa vontade e capacidade, também é preciso uma biografia por trás”, conta Bubniak. O livro ainda contribui com outros três projetos: Biblioteca Rotária; Geração de Negócios entre Companheiros; e o “Viva Curitiba Viva”.

O “Livro dos Presidentes” terá uma noite de autógrafos no dia 03 de maio, às 19h na Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba, com a presença de ex-presidentes do Rotary Club de Curitiba. O livro, feito em parceria com a agência Visualart, está à venda nas Livrarias Curitiba. Parte dos recursos serão destinadas ao Asilo São Vicente de Paulo e a outra parte será para pagar as obras do ilustrador Di Magalhães.

Para adquirir o Livro dos Presidentes, basta clicar aqui: Livro dos Presidentes – Livrarias Curitiba

Sobre os projetos

A Biblioteca Rotária tem sede na Boca Maldita, no centro de Curitiba. O projeto recebe doações de livros, entre eles alguns raros, que falam sobre o Rotary. Este acervo ajuda, principalmente, a acadêmicos que pesquisam a área do Terceiro Setor. A biblioteca pode ser utilizada pelo público em geral.

Uma das maiores razões para a elaboração do “Livro dos Presidentes”, o projeto de Geração de Negócios entre Companheiros tem como objetivo promover o networking entre os associados Rotary, como explica Alcion Bubniak. Por exemplo, pelo currículo dos presidentes apresentados no livro, é possível estabelecer contato com eles para criar palestras, cursos, aulas, entre outros.
Desde o ano passado, o clube se dedica ao projeto turístico “Viva Curitiba Viva”. Em novembro, foram impressos cerca de 40 mil folders de trajetos a pé para pontos turísticos da cidade. Distribuídos em tubos do ligeirinho e hotéis de Curitiba, os folders com versões em quatro idiomas – Português, Inglês, Francês e Espanhol – foram uma forma homenagear e comemorar o aniversário de 325 anos da cidade. No “Livro dos Presidentes”, o objetivo de chamar atenção para os pontos turísticos de Curitiba se manteve. São 49 obras retratadas nas páginas do livro e ilustradas pelo artista Di Magalhães.

Na Mídia

Leia outras matérias sobre o Rotary Club de Curitiba e o “Livro dos Presidentes”

Centro de Letras do Paraná – https://www.centrodeletrasdoparana.org.br/single-post/2018/03/21/CLP-no-Almo%C3%A7o-de-85-anos-do-ROTARY-CLUB-DE-CURITIBA

Diário Indústria e Comércio – http://www.diarioinduscom.com/rotary-club-de-curitiba-comemora-85-anos/