0

Cerimônias de Posse do Distrito 4730 completam segunda semana e comemoram união e realizações dos clubes

A semana de 26 de junho a 02 de julho contou com vinte e seis Cerimônias de Posse no Distrito 4730. Com alguns eventos acontecendo simultaneamente, as Governadoras Sueli Inckot (2017-18) e Isis Busse (2018-19) enviaram representantes para que todos os clubes pudessem ter sua presença contemplada. Durante o fim de semana, aconteceu ainda o Réveillon Rotário. A celebração marcou a passagem entre os anos rotários 2017-18 e 2018-19.

Confira o calendário com os clubes que já realizaram a cerimônia de posse e as comemorações que ainda irão acontecer.

 

Rotary Club de Curitiba

A Cerimônia de Posse do clube Curitiba lotou o restaurante Alessandro e Frederico. Com a presença de aproximadamente 150 pessoas, a comemoração solene do Rotary Club de Curitiba teve início durante o almoço. Durante a celebração, foram premiadas pessoas, rotarianas ou não, que contribuíram de algum modo nas ações promovidas pelo clube. De acordo com Marcos Muniz, presidente 2018-19, o clube já possui projetos para o novo ano rotário, que envolvem acessibilidade urbana. “Esperamos que essa gestão seja compartilhada com todos associados do Rotary Club de Curitiba”, ressalta.

Para Alcion Bubniak, presidente da gestão 2017-18 do clube, a Cerimônia de Posse foi um momento muito importante, porque marcou o encerramento de “um ano de bastante realizações”. Entre as conquistas, o presidente considera a publicação do Livro dos Presidentes a maior delas. “Esse livro foi um projeto para resgatar a história dos presidentes. Acho que se esperássemos alguns anos, não iríamos conseguir mais”, conta.

O livro já está disponível para venda nas Livrarias Curitiba, foi divulgado na Câmara dos Vereadores e uma cópia foi enviada inclusive para a Biblioteca Nacional, em Brasília, pela qual o Rotary Club de Curitiba recebeu uma carta do presidente Michel Temer.

 

“Agradeço a Sueli por toda a alegria dela. Sem a alegria dela em estimular e sem a paciência do Inckot, os presidentes não conseguiriam ter o mesmo impulso. Sou muito agradecido a todos que me ajudaram nas metas que eu coloquei. Para mim, foi uma experiência honrosa.”

– Alcion Bubniak, presidente 2017-18 do Rotary Club de Curitiba

 

Veja o álbum completo em: Posse 2018/2019 – Facebook

 

Rotary Club de Curitiba Oeste

Ao som das crianças do Instituto Beija-Flor, aconteceu a abertura da Cerimônia de Posse do Rotary Club de Curitiba Oeste. A mesa diretora teve em sua composição três presidentes do clube: a presidente Maria de Lourdes Cordeiro (2017-18); o presidente Marcelo Vicentini (2018-19); e o presidente eleito Paulo Salamune (2019-20). De acordo com Maria de Lourdes, o objetivo era representar as três fases do clube. “Porque o Rotary é como a vida né? Tem o passado, o presente e o futuro”, explica.

 

“Nós atingimos as metas trabalhando com a ajuda dos companheiros. Porque um presidente sozinho não faz nada. Você sozinho não faz nada”

– Maria de Lourdes Cordeiro, presidente 2017-18 do Rotary Club de Curitiba Oeste, sobre o que leva de sua gestão.

 

Emocionado durante seu discurso, Marcelo Vicentini rememorou a época em que frequentava o Rotary com seu pai, com quem afirma ter aprendido muito. Para o ano de 2018-19, o presidente já traçou metas para o ano inteiro e, inclusive, fechou parcerias com algumas entidades como a instituição Edson Magalhães e o Instituto Beija-Flor.

O Instituto Beija-Flor é um contraturno que atende aproximadamente 60 crianças em estado de vulnerabilidade social, em Colombo. Segundo Isabel Cristina Ferreira, no instituto são oferecidas aulas e oficinas de dança, teatro e música, além de lanches para as crianças.

 

“O foco lá é a música porque a gente entende que a música ajuda o desenvolvimento de grupo, a concentração. Foi muito importante esse convite, estar [tocando aqui] é um privilégio para eles”

– Isabel Cristina Ferreira, do Instituto Beija-Flor, sobre música e a parceria com o clube Curitiba Oeste.

 

Há um ano no Brasil, a intercambista japonesa Ayu Yamamoto considera o clube uma família. Ayu aproveitou a cerimônia para se despedir, entregando lembranças como agradecimento pelo apoio dos companheiros do Rotary Club. “Aqui no Curitiba Oeste todos foram muito simpáticos e me ajudaram muito com o intercâmbio. Foi [um período] maravilhoso, nunca vou esquecer essa experiência e as coisas que aprendi. Fiz muitas amizades com outros intercambistas, tenho amigos de mais de 22 países”, relata.

Veja o álbum completo em: Página do Rotary Club de Curitiba Oeste – Facebook 

 

Rotary Club de Pinhais

No dia 29 de junho, na Churrascaria Vallejo, o Rotary Club de Pinhais realizou a sua cerimônia de posse. Cristianne Dangui, presidente 2017-18, transmitiu o cargo para Marco Toledo, atual presidente 2018-19.  A celebração aconteceu ao som do Coral Brasil em Canto e contou ainda com reconhecimentos aos associados do clube.

Além dos presidentes, a mesa diretora da solenidade foi composta por: Sandra Toledo, esposa do presidente 2018-19; Luiza Tigrinho, Governadora Assistente do Distrito 4730 em 2017-18, representando a Governadora 2017-18 Sueli Inckot; e Silvia Campos, Governadora do Distrito 4730 no ano rotário 1999-00, representando a Governadora 2018-19 Isis Busse.

A apresentação musical, sob a regência do maestro Jurandir da Silva, foi considerada “primorosa” pelo clube. O Coral Brasil em Canto é um grupo independente, formado há mais de 10 anos por voluntários. O presidente Marco Toledo e sua esposa Sandra, também integrantes do coral, participaram da apresentação.

Companheiros que foram destaque durante a gestão 2017-18 receberam a comenda Paul Harris como reconhecimento. Os destaques foram: Brenda Greca Toledo; Marcos Alaor Toledo 4ª safira; Bettina Friebel Jamati de Souza; Kelson Jose Rizzato; Valdir Erlo de Alexandre; e Ivete Maria Bertollo de Alexandre, representada pelo companheiro Valdir e Joceli Aparecida Pereira.

 

Reveillon Rotário

Entre as noites do dia 30 de junho e 1 de julho aconteceu a passagem de Reveillon Rotário. O evento marca o fim do ano 2017-18 e o início do ano 2018-19. Sueli Inckot, governadora do ano 2017-18, conta que este ano “foi maravilhoso”. “Tivemos crescimento do quadro associativo, recorde de arrecadação rotária e consegui que meus presidentes trocassem ideias”, comemora a governadora.

Na gestão 2017-18, o Distrito 4730 conquistou o recorde de arrecadação, aproximadamente 187 mil dólares. De acordo com Sueli, atualmente o Distrito conta com 1606 associados, tendo crescimento de 71 companheiros. Ainda precisam ser entregues 68 menções aos clubes, última tarefa a ser realizada pela governadora com o mandato oficialmente finalizado.

 

“Agora, desejo sorte para a governadora Isis e irei trabalhar no meu clube, para que ele cresça e arrecade”

– Sueli Inckot, governadora 2017-18 do Distrito 4730, sobre o fim de sua gestão.

 

“Tudo aquilo que planejei deu certo”, destaca Sueli Inckot sobre sua gestão. Agora, Sueli dedicará tempo voltando a sua rotina normal. “Vou curtir um pouco mais o meu neto, ficar um pouco mais na minha casa, cuidar um pouco mais das minhas flores. E também participar dos eventos rotários”, conta.

A governadora ainda foi surpreendida no domingo (01), em que familiares e companheiros rotários fizeram uma pequena comemoração levando um bolo a sede do Distrito. “Foi armação do marido, filho, neto… Todo mundo entrou na brincadeira (risos)”, brinca.

Veja o álbum completo em: Que semana – Pura emoção! – Álbum do Facebook de Alberto Chaim

 

Confira!

Veja fotos de outras Cerimônias de Posse da semana de 26 de junho a 2 de julho no Distrito 4730.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Laís Adriana de Almeida

Laís Adriana de Almeida

Estagiária de Comunicação do Distrito 4730; Estudante de Jornalismo da UFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *