Fase regional do concurso “Oratória nas Escolas” acontece em agosto

Em parceria com a Junior Chamber Internationa (JCI) Curitiba, o Rotary está promovendo o concurso Oratória nas Escolas. A fase local aconteceu no último dia 30 de junho, com a participação de seis estudantes. O objetivo é estimular a prática de falar em público e aprimorar os conhecimentos dos estudantes em relação ao tema. Neste ano, o tema escolhido para a etapa local foi “Hanseníase: A informação é o caminho para a cura”. A fase regional será no dia 04 de agosto e reunirá estudantes selecionados de dez cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

O projeto surgiu da colaboração entre os Rotary Clubs de Curitiba, Curitiba Champagnat, Curitiba III Milênio e do E-club do Distrito 4730, que entraram em contato com as três escolas que viriam a participar do concurso: Colégio Padre Olímpio de Souza; Colégio Doracy Cezarino; e Colégio Protásio de Carvalho. Após o projeto ser aprovado, os clubes promoveram palestras sobre o tema “Hanseníase: A informação é o caminho para a cura” para os alunos do 8º e 9º ano.

Aproximadamente 240 estudantes participaram das palestras. Destes, 73 se inscreveram para a Oficina de Oratória promovida pelos clubes. Para selecionar dois representantes de cada escola para a fase local, 16 estudantes participaram de um concurso de oratória em seu respectivo colégio. O estudante que se classificar na fase regional, que reúne dez jovens, irá concorrer na fase nacional, em outubro, na cidade de Chapecó, Santa Catarina. Estas duas últimas etapas são promovidas exclusivamente pela JCI Brasil.

Parceria com a JCI

Há mais de quatro anos, a JCI Curitiba e o E-club do Distrito 4730, através do rotariano Mauro Lara, desenvolvem projetos conjuntos na Vila Torres, em Curitiba. Este ano, o associado apresentou a iniciativa Oratória nas Escolas e a JCI dez duas oficinas de repasse para os clubes participantes. De acordo com Pricila Lopes, ex-presidente do Rotary Club de Curitiba Champagnat, a ideia é que a JCI repasse o conhecimento integral para aplicação do projeto aos rotarianos para que apliquem os projetos nos colégios e levem seus representantes ao Concurso Municipal. “Temos o sonho de atender todos os colégios de ensino fundamental de Curitiba”, destaca.

O projeto “Oratória nas Escolas” existe há cerca de 20 anos, e há 14 anos tornou-se um projeto nacional sendo executado por todas as unidades da JCI do Brasil. Algumas cidades que já conseguem implementar o projeto em todos os colégios públicos e privados dentro do município.

Confira!

Veja fotos da fase local do concurso Oratória nas Escolas, promovida pelos Rotary Clubs de Curitiba, Curitiba Champagnat, Curitiba III Milênio e do E-club do Distrito 4730.

One Comment

1. Parabéns aos participantes do Concurso de Oratória e aos Rotarianos e Juniors pela parceria num projeto que servirá para a forjar um futuro recompensador e gratificante.
    Parabéns Laís !