Intercâmbio Modalidade Camp encerra 3ª edição no Distrito 4730

Entre 14 de julho e 04 de agosto, o Distrito 4730 sediou a 3ª edição do Rotary Culture and Sports Camp – Curitiba. O Intercâmbio de Curta Duração – Modalidade Camp contou com a participação de 15 jovens, que vieram de dez países: Alemanha; Bélgica; Áustria; Eslováquia; Romênia; França; México; Dinamarca; Espanha; e Itália.

Leia também: Intercâmbio de Curta Duração reúne 15 jovens de diferentes países no Distrito 4730

O tema desta edição foi “Todos juntos em um coração” (“All together in one heart”, em inglês). Conhecendo pontos turísticos de Curitiba, Morretes, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, os “campers” percorreram aproximadamente 1.700 quilômetros pelo Paraná. Os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer lugares como: as Cataratas do Iguaçu; Usina de Itaipu; Estrada da Graciosa; entre outros considerados belezas de Curitiba e do Paraná.

Leia também: Rotarys recebem intercambistas em Ponta Grossa – aRede

Esportes

Entre as viagens, os campers praticaram diferentes esportes, como tênis, golfe e futebol. Na Arena da Baixada, assistiram a um jogo do Campeonato Brasileiro e, junto com as famílias hospedeiras, torceram no jogo final da Copa do Mundo, pela TV. Outras atividades realizadas pelos intercambistas foram as aulas de capoeira, carimbó e forró.

Voluntariado

Na parte social e voluntária, os jovens conheceram diversas instituições. Em uma visita, cantaram músicas de seus países de origem para crianças internadas por queimadura. Os intercambistas também foram a um asilo, onde – com a ajuda dos idosos – pintaram camisetas com as cores das bandeiras de seus países. Comparando os problemas e soluções entre seus países de origem e o Brasil, os campers compartilharam experiências com jovens de baixa renda. Os intercambistas também jogaram uma partida de futebol com crianças carentes e confeccionaram fraldas descartáveis para doação aos pacientes de um hospital filantrópico.

Divulgação

Todas as atividades foram divulgadas diariamente, através de fotos e vídeos postados na internet. Isso permitiu que os familiares dos intercambistas pudessem interagir e acompanhar os filhos. As famílias hospedeiras também interagiam, se comunicando a todo momento via whatsapp.

Distrito 4730: Pioneiro no Brasil

Segundo a Chair, Roseanne Fontana, o Distrito 4730 foi pioneiro no Brasil a realizar esta modalidade de intercâmbio de curta duração. “Este camp só é possível, graças às famílias hospedeiras, às empresas parceiras, aos membros do Rotaract, Interact, Rotex, Clubes de Rotary e tantos amigos que nos auxiliam no planejamento, transporte, acompanhamento nas atividades e passeios, tradução e tantas outras providências. Sempre com ideias novas, muito carinho e cuidado. Este time é a inspiração!”, comemora.

Os camps proporcionam novas amizades e o estreitamento de relações entre os envolvidos. “As amizades que se formaram durante os 3 camps representam um dos frutos mais preciosos deste maravilhoso trabalho. Ver os jovens de diferentes partes do mundo que, ao chegar não se conheciam e 3 semanas depois, deixam Curitiba abraçados, chorando de emoção, nos faz acreditar que o tema “All together in one heart” foi plenamente cumprido. Nos incentiva a seguir em frente, já planejando novos camps para os próximos anos”, comenta a Presidente da Youth Service Comission, do Distrito 4730, Denise Schmidlin Cruz.

ROTARY CULTURE AND SPORTS CAMP – D 4730 – CURITIBA

Presidente da Youth Service Comission: Denise Schmidlin Cruz – dschimidlincruz@gmail.com

District Chair: Roseanne Fontana – roseanne.s.fontana@hotmail.com

Confira!

Veja o vídeo e as fotos dos melhores momentos dos intercambistas no Distrito 4730.