Distrito 4730 reúne clubes em ações de combate à pólio e ao sarampo durante dia D

No último sábado (18), os Rotary Clubes do Distrito 4730 se uniram em ações para promover o Dia D contra a poliomielite e o sarampo. A data faz parte do calendário da Campanha Nacional de Vacinação, organizada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de imunizar o maior número de crianças possível contra estas doenças.

Leia mais em: Rotary volta seus esforços para luta contra o retorno da poliomielite

Clubes em ação

Para mobilizar a população a levar as crianças a vacinar, os clubes Rotary de todo o país realizaram diversas iniciativas durante o sábado. No Distrito 4730, panfletagem, carros de som, rotarianos fantasiados de Zé Gotinhas, oferta de algodão doce e balões, foram algumas das ações promovidas pelos Rotary Clubs. Confira abaixo fotos e informações sobre as iniciativas que aconteceram durante o dia D da vacinação contra a pólio:

Ponta Grossa – Todos os Interacts, Rotaracts e Rotary Clubes de Ponta Grossa se uniram no sábado. Juntos, os clubes fizeram uma grande mobilização: visitaram 11 postos de vacinação; interagiram com as crianças, distribuindo doces, balões “e muita alegria”; e fixaram faixas da campanha End Polio Now. “Foi fantástico. Os clubes que não puderam ir nos postos ajudaram com a compra dos doces e balões e também na confecção das faixas, ou seja, conseguimos a participação de 100% dos clubes de Ponta Grossa”, explica Adriana, imagem pública do Rotary Club de Ponta Grossa Uvaranas.

Confira mais fotos em: CAMPANHA CONTRA PÓLIO – Flickr

Uberaba – Em parceria com o Rotary Club de Curitiba Barigui, o Interact Club de Curitiba Oeste recepcionou as crianças no posto de saúde Uberaba, contando inclusive com um interactiano vestido de Zé Gotinha.

Guaratuba – No dia D, o Rotary Club de Guaratuba auxiliou o atendimento na Unidade  de Saúde do Mirim. Durante a semana os Rotary, Interact e RotaKids Clubs de Guaratuba realizaram ações passando nas escolas e creches da cidade, orientando sobre a campanha de vacinação junto com o Zé Gotinha. Ao todo, a campanha alcançou: 8 Centro Municipais de Educação Infantil (CMEIS); 8 escolas municipais; e 3 escolas particulares. Além da entrega de flyers, os clubes realizaram palestras para conscientizar alunos e professores sobre a importância desta campanha e do envolvimento do Rotary;

Panfletagem – O Rotary Club e o RotaKids de Curitiba Água Verde acompanharam o Dia D na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, onde os kids foram responsáveis pela entrega de folhetos orientando sobre a vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Com a ajuda de um voluntário fantasiado de Batman, o Rotary Club de Curitiba Cidade Ecológica panfletou pelas ruas da cidade. Em Telêmaco Borba, Rotary e Rotaract distribuíram dois mil folhetos na avenida principal.

Campo do Tenente – Cerca de 75% das crianças do município de Campo do Tenente haviam sido vacinadas até o final do sábado, segundo o Rotary Club da cidade.

Paranaguá Rocio – O Rotary Club de Paranaguá Rocio atendeu no NRDC Vila Santa Maria, incentivando adultos e crianças a tomar as vacinas.

III Milênio – Os Rotary, Rotaract e Interact Clubs Curitiba III Milênio realizaram uma ação conjunta na Comunidade Vila Verde, no bairro Cidade Industrial (CIC), informando nas ruas e casas sobre a campanha de vacinação.

Cajuru – Em parceria com a Unidade Municipal de Saúde do Cajuru, o Rotary Club de Curitiba Cajuru ajudou a vacinar aproximadamente 700 crianças. Além das vacinas da pólio e do sarampo, as crianças também receberam outras vacinas de rotina.

A luta continua

Apesar do Dia D, nesta segunda-feira (20) a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) divulgou que o estado conseguiu vacinar só 50% das crianças contra a pólio e o sarampo. Em Curitiba, a Secretaria de Saúde estipula que a meta de vacinação ainda está no vermelho. Segundo dados levantados pela secretaria também nesta segunda-feira, as vacinas contra o sarampo atingiram apenas 35,5% da meta e contra a poliomielite o alcance foi de 38,5%.

A meta estipulada pelo Governo Federal é que 95% das crianças estejam imunizadas até 31 de agosto, fim da campanha de vacinação. Mesmo sem casos das doenças no Paraná nos últimos anos, a vacinação é importante para proteger as crianças de 0 a 5 anos.

Em razão dessas estimativas, os clubes do Distrito 4730 irão continuar e potencializar as ações de incentivo a vacinação, como a promoção de um novo dia D em Ponta Grossa. A luta contra a poliomielite e o sarampo continua e não deve parar até que ambas as doenças voltem a ser erradicadas.

Confira!

Veja ações de outros clubes no Distrito 4730 durante o Dia D da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo.