Organizado pelo Projeto Afflora, Baile dos Sonhos reúne 770 convidados

No último domingo (30), o Projeto Afflora concluiu sua última fase, oferecendo um baile beneficente para 38 jovens debutantes. O evento aconteceu no Clube Curitibano, com presença de aproximadamente 770 convidados e 50 voluntários. Realizado pelo Rotary Club de Bocaiúva do Sul, o Baile dos Sonhos encerra a 2ª edição da iniciativa Afflora, que busca reduzir os índices de gravidez na adolescência.

Leia também: Projeto Afflora realiza baile beneficente para 40 jovens debutantes

Preparação

A preparação para o evento começou na manhã de domingo. De acordo com Silmara Basseti, idealizadora do projeto e ex-presidente do clube de Bocaiúva do Sul, a organização contou com 50 voluntários, entre cabeleireiros, maquiadores, cerimonial, assessoria e participação especial do Interact Club Curitiba Leste.

Todas as participantes fizeram cabelo e maquiagem no Clube Curitibano. Parceiros do projeto, a equipe do Centro Europeu cuidou da fotografia e da maquiagem e a equipe da Dora Dora Noivas arrumou os cabelos e confeccionou os vestidos das participantes. “A nossa estilista, Dora Dora, foi uma parceira e tanto. Ela confeccionou os vestidos de acordo com o gosto de cada uma das meninas. Isso foi uma das partes mais bacanas, essa individualização que conseguimos fazer na confecção do vestido”, afirma Basseti.

“[O Projeto Afflora] só foi possível porque muitas mãos se uniram para ele acontecer. Não depende só da nossa vontade, depende de toda a vontade dos voluntários, das famílias, de todas as pessoas que de alguma maneira se envolveram nesse projeto. [Isso] é muito importante.”

– Silmara Basseti, uma das idealizadoras do Projeto Afflora e ex-presidente do Rotary Club de Bocaiúva do Sul.

Baile dos Sonhos

Para Silmara Basseti, o principal momento do Baile dos Sonhos foi a apresentação das jovens à comunidade e a dança com os pais. “[O baile] foi muito emocionante. Foi um sonho não só para as nossas jovens, como também para os familiares, que talvez nunca tiveram a oportunidade de entrar num espaço como aquele”, conta.

Além dos familiares, entre os convidados estavam Isis Busse, Governadora Distrital 2018-19; Maria Gorethi, Governadora Assistente do Rotary Club de Bocaiúva do Sul; Jorge Franco, Governador Eleito 2019-20; Anaides Orth, Governadora Indicada 2020-21; Renato Ramalho, presidente do Clube Curitibano; e Terezinha Abagge, 2ª vice-presidente do Clube Curitibano.

De acordo com Basseti, não foi realizada a venda de bebidas alcoólicas. Silmara afirma que esse também é um dos princípios do projeto Afflora e do evento. “Isso garantiu a segurança de todas as pessoas e mostrou que é possível se divertir sem beber”, defende.

3ª Edição

A 3ª edição do Projeto Afflora está confirmada para 2020. O Rotary Club de Bocaiúva do Sul já possui parcerias disponíveis para a próxima edição da iniciativa, incluindo o apoio do Clube Curitibano.

Na terceira edição, o clube Bocaiúva do Sul pretende estender o projeto também para os meninos. “Eles também participariam de toda essa fase anterior [das palestras e oficinas]. Talvez em alguns momentos separados [das meninas], mas queremos que os meninos passem por todo o processo. Eles seriam os príncipes no baile”, descreve Basseti.

“O que nos surpreendeu nesta edição foi a adesão de pessoas que às vezes não conhecem nossa comunidade, não nos conhecem, mas que contamos a proposta e as pessoas vem [ajudar]. Nessa caminhada, quando íamos comprar algumas coisas para o evento e também no dia do baile, várias pessoas quiseram falar com a gente e se disponibilizaram. [Graças a isso] nós já estamos com parceiros para o próximo evento. Então a gente pode acreditar que o mundo ainda tem solução! (risos) Acho que isso nos incentiva a prosseguir.”

Confira!

Veja as fotos do Baile dos Sonhos, promovido pelo Projeto Afflora no Clube Curitibano, no último domingo (30).