Completando 114 anos, o Rotary é a inspiração que conecta o mundo

Em 2018-19, o tema da gestão “Seja a Inspiração” foi criado pelo atual presidente Barry Rassin, com o objetivo de inspirar rotarianos a serem inspiração em suas comunidades. | Foto: Arquivo

Criado para promover laços de amizade e servir à comunidade, o Rotary International completou neste sábado 114 anos. Fundada em 1905, a instituição atua em mais de 200 países, inspirando e conectando cerca de 1,2 milhões de voluntários rotarianos pelo mesmo objetivo. Eleito presidente do Rotary International para o próximo ano rotário (2019-20), Mark Maloney criou o lema de sua gestão considerando esta capacidade conexão.

Leia também: Presidente de 2019-20 do RI anuncia seu lema – Revista Rotary Brasil.

“O Rotary facilita a conexão entre nós, de maneira forte e significativa”

Mark Maloney

Durante a Assembleia Internacional em San Diego, Estados Unidos, Maloney revelou o lema 2019-20: “O Rotary Conecta o Mundo”. O tema dará continuidade ao “Seja a Inspiração” da gestão atual. De acordo com o Mark Maloney, a organização “nos conecta com nossas comunidades, com oportunidades profissionais, e com populações que precisam da nossa assistência”. “Por meio do Rotary, nós somos conectados à diversidade humana de maneira especial, formando vínculos duradouros para o alcance do objetivo comum”, acrescentou.

“Neste mundo cada vez mais dividido, o Rotary é esta fonte de conexão.”

Mark Maloney

Segundo Mark, a primeira ênfase da gestão 2019-20 será no crescimento do Rotary, aumentando a prestação de serviços, o impacto dos projetos e “acima de tudo, aumentando o número de associados para que possamos ir ainda mais longe”. Maloney solicitou a todo Rotary e Rotaract Club para identificarem segmentos populacionais da respectiva comunidade não representados, formando comissões diversificadas de quadro associativo.

“Precisamos promover uma cultura de complementação da vida familiar e da vida rotária, e não de competição.”

Mark Maloney

O presidente eleito também pediu aos líderes presentes para oferecerem experiências alternativas e oportunidades de voluntariado que contribuam para que profissionais e pessoas muito ocupadas assumam cargos de liderança.

Logotipo da gestão 2019-20 | Foto: Arquivo

Relacionamento com as Nações Unidas

Segundo Maloney, em sua gestão o Rotary realizará uma série de conferências presidenciais com enfoque no relacionamento da instituição com as Nações Unidas e temas de desenvolvimento sustentável. Mais informações sobre o assunto devem ser divulgadas em julho.

Em 2020, a ONU celebrará seu aniversário de 75 anos. O Rotary foi uma das 42 organizações convidadas pelos Estados Unidos para participar da conferência de 1945 em São Francisco, que levou à criação da ONU. Por décadas, o Rotary tem trabalhado ao lado da ONU em questões humanitárias globais. Atualmente, o Rotary ocupa o mais alto status consultivo oferecido pelas Nações Unidas a ONGs.

“O Rotary compartilha o compromisso da ONU de um mundo mais sadio, mais pacífico e mais sustentável”, afirma Maloney. “E o Rotary oferece algo que nenhuma outra organização consegue oferecer: uma infraestrutura que possibilita a pessoas do mundo todo se conectarem em um espírito de voluntarismo e paz, fazendo ações positivas para alcançar os objetivos.”

Como ingressar

O ingresso no Rotary acontece por meio de um convite. Para entrar em contato com o clube que melhor atende suas necessidades, acesse:  www.rotary.org/pt/get-involved-join.