Distrito 4730 celebra dia de palestras e workshops dedicado a rotarianas, engenheiras e arquitetas

Em março, o Distrito 4730 promoveu um evento especial em comemoração ao Dia da Mulher. Idealizado pela Governadora Isis Busse em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o objetivo foi oferecer um dia inteiro de palestras e workshops dedicados às mulheres.

“Eu já havia realizado [algo parecido] uns 10 anos atrás, quando era vice-presidente do IEP”, conta Isis Busse. Segundo a governadora, a ideia foi promover “um dia agradável em que tudo foi feito para as rotarianas, engenheiras e arquitetas”. De acordo com Busse, cerca de 60 mulheres compareceram ao longo do dia.

Ser mulher

Paula Lannes, associada do clube Curitiba Bacacheri, participou do evento e acredita que o foco nos cuidados pessoais foi essencial. “Foi bacana para aprender a se cuidar, amar, gostar, embelezar, deixar nossa auto-estima bem em dia. E esquecer as outras funções de mãe, empresária, sócia, motorista, professora, de tudo. Aqui pudemos ser [apenas] mulheres”, explica.

Também participante do evento, Constance Chaim, associada do clube Curitiba Bom Retiro, concorda com a importância do enfoque no autocuidado. “Penso que é por aí, sabe? É uma coisa que você não tem tempo no dia-a-dia, pela correria do trabalho, da casa, marido, filhos, netos… Então [esse dia] veio para relaxar, descontrair, fazer novas amizades e rever as antigas. É um dia pra você e acho que isso faz você se sentir muito bem, voltar a ser mulher e esquecer os problemas do dia-a-dia”, relata.

Reconhecimento

Para Juliane de Lira, que ofereceu o workshop de limpeza de pele, foi gratificante poder levar dicas de beleza, apresentar sobre qualidade de vida para mulheres e comemorar o Dia da Mulher. “[É um dia que] significa muita luta. Porque lutamos muito para poder trabalhar, ter liberdade de ir e vir, conquistar o nosso espaço na sociedade como um todo”, afirma.

Governadora Assistente do Distrito e uma das organizadoras do evento, Maria Gorethi Lussoli destaca como fundamental a participação da mulher no Rotary e na sociedade. “Hoje a mulher tem uma participação muito efetiva no Rotary. [Aqui no Distrito] temos a Isis e nas próximas gestões também teremos mulheres [governadoras]. E cada vez mais a mulher se firma, né? Não só no Rotary, mas também na política e em todas as esferas da sociedade”, declara.

Isis Busse acredita que o Dia da Mulher é um dia de reconhecimento.  “Sou mulher e engenheira. Eu vivo num lugar [composto] só de homens e, nossa, as mulheres ganham menos na mesma função. Então é uma hora de reconhecimento por tudo que a mulher faz, por tudo que ela passa. Precisamos superar, temos que ser iguais”, afirma.

Confira!

Veja as fotos do evento do Dia da Mulher, promovido pelo Distrito 4730 em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná. | Fotos por: Laís Adriana