Rotaract Club de Curitiba CEU inaugura trabalhos com lançamento do livro “Passos, Passos, Passos: Pensamentos de Criança”

Duas celebrações em uma: no último sábado (30), o Rotaract Club de Curitiba CEU tomou posse oficialmente pelo Rotary International junto ao lançamento do livro “Passos, Passos, Passos: Pensamentos de Criança”. Resultado de uma ação social promovida pelo clube junto a ONG Passos da Criança, o livro reúne uma coletânea de 15 poemas e desenhos criados pelas crianças e jovens atendidos pela organização.

“Passos, Passos, Passos: Pensamentos de Criança”

Cláudia Santos, vice-presidente do Rotaract CEU e voluntária da Passos da Criança, explica que a ideia de criar o livro surgiu a partir de um Festival de Poesia promovido anteriormente pela organização. Apoiada pela Fundação Cultural de Curitiba, a última edição do projeto aconteceu no Teatro Paiol e contou com a participação dos pais das crianças e de todas as instituições da Vila Torres. “Nesse evento, além de escrever as poesias, as crianças também declamaram. Foi bem festivo, mas depois sentimos que faltou um produto final, fechamos um ciclo que ainda não estava no fim”, relata.

Segundo a vice-presidente, nesse momento o Rotaract decidiu abraçar a iniciativa e dar início a produção do livro. O clube realizou oficinas para desenvolvimento da escrita e para “cutucar” a inspiração das crianças. Todas as 60 crianças atendidas pela ONG participaram das oficinas, mas apenas 15 aceitaram expor seus trabalhos. “Consideramos um bom número, porque estamos falando de crianças que têm vergonha de falar em público ou pouca autoconfiança. Acreditamos que [com o lançamento do livro] no próximo ano isso vai mudar, incentivando e atraindo outras crianças a participar da ação, sabe?”, explica Santos.

Todos os poemas, ilustrações e inclusive o título do livro “Passos, Passos, Passos: Pensamentos de Criança” foram produzidos e escolhidos pelos jovens autores. Lançado no último final de semana, o livro está registrado oficialmente na Biblioteca Pública Nacional. De acordo com Cláudia Santos, isso garante às crianças “o direito de dizer que elas são escritoras”.

Por enquanto, o livro é apenas um produto simbólico, distribuído apenas para as crianças, famílias e parceiros do projeto. Segundo Santos, o Rotaract CEU ainda está avaliando a possibilidade de produzir novas tiragens. “O [maior] objetivo é fazer disso uma tradição para a Passos, seguindo o lema rotariano de ‘Ser a inspiração’. É um legado que estamos deixando como Rotaract, então as crianças que estão ali vão ser exemplo para os próximos e esperamos que [as próximas crianças] consigam propagar isso também”, conta a vice-presidente.

Passos da Criança

Criada há 15 anos, a Organização Não-Governamental (ONG) Passos da Criança oferece atividades para desenvolvimento de crianças entre 5 a 14 anos, na Vila Torres, em Curitiba. Hoje a organização atende 60 crianças, divididas em contra-turnos (manhã/tarde). Entre as atividades promovidas estão: capoeira, percussão, dança, entre outras. A instituição também oferece atendimento psicopedagógico e psicossocial.

Coordenadora da ONG, Cristiane Faria explica que o objetivo da organização é o desenvolvimento integral da criança e do adolescente em vulnerabilidade social. Segundo Faria, o desenvolvimento integral consiste em trabalhar simultaneamente  as dimensões cognitiva, espiritual, emocional, familiar e social. Além de atividades para as crianças, a Passos também oferece iniciativas para as famílias, como as aulas de yoga.

Alessandra Coutinho, mãe de dois participantes do projeto, conta que a organização foi “uma divisão de águas”. “Se não fosse a Passos da Criança, talvez nossos filhos estivessem no meio da rua e aprendendo coisas que não deveriam aprender. [Aqui] as crianças e os pais também aprendem coisas boas, fazem atividades. [Por exemplo,] gosto muito das aulas de yoga, tem ajudado muito minha respiração e a controlar meu nervosismo”, comenta.

Para Solange da Silva, voluntária da instituição, entrar na Passos também foi como um divisor de águas. Foi através da ONG que a voluntária conheceu a filha de 15 anos, Bruna Caroline, atendida pela organização. Segundo Solange, ela e Bruna eram primas, mas apesar do parentesco não tinham uma convivência próxima. “Na Passos da Criança é que tive mais contato com ela. Agora eu adotei a Bruna, ela é minha filha, me chama de mãe”, conta.

Posse do Rotaract Club de Curitiba CEU

Além do lançamento do livro “Passos, Passos, Passos: Pensamentos de Criança”, o Rotaract Club de Curitiba CEU também comemorou a posse oficial no último sábado (30). Formado com o apoio do Rotary Club de Curitiba e do Rotaract Club de Curitiba, o clube já possui 20 associados e quatro projetos em andamento, entre eles um biodigestor de alimentos orgânicos.

Presidente do Rotaract CEU, Graziela de Araújo Modesto considera que uma palavra que define fazer parte do Rotary é o companheirismo. “Quando você entra no Rotary, vê que não está sozinha e que tem várias pessoas com uma visão em comum, que é ajudar o outro, ressignificar a realidade do outro e aprimorar o laço entre a liderança e o desenvolvimento humano”, relata.

Confira!

Veja as fotos oficiais do evento promovido no último sábado (30) pelo Rotaract Club de Curitiba CEU.

Na Mídia!

Lançamento de livro da ONG Passos da Criança – Jornalismo UFPR 2018