Pulmão Verde de Muaro acontece pela primeira vez no Brasil

Em parceria com o Rotary Merida Norte, do Distrito 4195, no México, clubes do Distrito 4730 irão realizar amanhã (01) o 1º Pulmão Verde de Muaro no Brasil. Dividida em duas etapas, a ação irá plantar cerca de 70 árvores no Parque Tingui e na Praça Raolino Alves Cordeiro. De acordo com Ana Mello e Fredy Rodriguez, coordenadores da iniciativa, o objetivo principal é “cuidar da vida na terra”.

Integração entre países

O projeto MUARO (Museo Del Árbol Rotario) surgiu com o Rotaract Club de Merida Norte do Distrito 4195, no México. Associados do clube, Mello e Rodriguez explicam que a iniciativa busca apresentar a realidade do mundo que vivemos. “[Queremos] alertar as pessoas que precisamos mudar nosso hábitos, queremos convidar os sócios para ajudar a humanidade, protegendo a natureza e conservando a vida na terra”, relatam.

De acordo com os coordenadores, o nome “pulmão verde” veio da reflorestação promovida pelo museu na península do Yucatan. Atualmente, a iniciativa está presente na Colômbia, por diversas cidades do México e agora chega também no Brasil.

“Brasil é conhecido pela grandeza e diversidade da Amazônia. Existe um estudo dizendo que em 2050, boa parte dessa área verde deixará de existir. Como amantes da natureza e embaixadores do meio ambiente, não vamos deixar que essa situação venha a se tornar realidade. Queremos fazer a diferença, inspirar outras pessoas para que abracem essa causa através da educação ambiental, conscientizar os brasileiros que a Amazônia é o pulmão do planeta Terra e que devemos protegê-lo”

Ana Mello e Fredy Rodriguez, coordenadores da iniciativa e associados do Rotaract Club do Distrito 4195

Primeiro Pulmão Verde de Muaro

No Brasil, a primeira edição do Pulmão Verde de Muaro acontece amanhã (01), em Curitiba. Outra edição será promovida na Floresta Amazônica, na próxima quarta-feira (08).

A ação de Curitiba será dividida em duas etapas: a primeira de manhã, no Parque Tingui; e a segunda de tarde, na Praça Raolino Alves Cordeiro. Além do Rotaract Club Merida Norte, a organização da iniciativa também conta com as parcerias: do Rotary Club Bom Retiro; do Rotary Club Cidade Ecológica; e do Rotaract Club Bom Retiro. “Pretendemos concretizar uma parceria com os clubes. Convidá-los para que se comprometam a plantar uma árvore por sócio anualmente”, comentam Mello e Rodriguez.

Primeiro Pulmão Verde de Muaro no Brasil | Distrito 4730/Distrito 4195

1ª Etapa

Local: Parque Tingui – Rua Melchiades Silveira do Valle, esquina com Av. Fredolin Wolf, 1870 – Pilarzinho, Curitiba – PR

Data: amanhã, 1º de maio de 2019;

Horário: a partir das 8:30 horas;

A participação é gratuita.

2ª Etapa

Local: Praça Raolino Alves Cordeiro – R. Nilo Fávaro, 2 – Centro, Quatro Barras – PR;

Data: amanhã, 1º de maio de 2019;

Horário: a partir das 15 horas;

A participação é gratuita.