Assembleia Distrital prepara rotarianos e dirigentes para o ano da conexão

Em 1º de julho, começa o ano rotário 2019-20 e, com ele, a nova gestão dos distritos do Rotary International. Organizada pelo Governador 2019-20 do Distrito 4730, Jorge Franco, a Assembleia Distrital teve como objetivo preparar rotarianos e dirigentes para o início da gestão. O evento aconteceu em junho e contou com aproximadamente 700 participantes inscritos.

De acordo com o instrutor distrital Luiz Alberto Scorsin, a Assembleia Distrital e o Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos (PETS) são os dois principais eventos para capacitação e motivação dos clubes, “para que eles se tornem eficazes”. “Em nosso Distrito, o que o Rotary fizer irá depender de vocês, dos clubes que estão aqui presentes”, reforçou.

Além dos treinamentos de conhecimento rotário, a Assembleia também foi o momento de apresentar o novo lema “Rotary Conecta o Mundo” e os planos da próxima gestão do Distrito.

O que será essa conexão?

Governador 2019-20, Jorge Franco iniciou seu discurso na Assembleia lançando a pergunta: “e o que será essa conexão?”. Para o governador, este é o ano de fazer uma conexão especial. Segundo Jorge, os rotarianos precisam estar mais próximos do Interact, Rotaract e da família. “Unidos, agimos e fazemos mudanças entre nós mesmos e na comunidade em que atuamos. Vamos trabalhar unidos, [porque] são vocês que vão fazer com que este ano seja um sucesso”, afirma.

“Temos pela frente um ano de muitas mudanças”, apresenta Jorge Franco. De acordo com o governador, neste ano começa o novo plano estratégico de Rotary, que exigirá “flexibilidade e adaptação”. Serão adaptados: os formatos das reuniões de clubes, buscando maior dinamicidade; o site do Distrito, com uma nova plataforma online e novos conteúdos para os rotarianos e para  a comunidade; novos eventos distritais — como palestras de empreendedorismo para juventude, corrida contra a poliomielite, entre outros; e a Conferência Distrital também será adaptada. Em 2020, o evento se tornará uma Conferência Internacional, unindo os rotarianos do Brasil, Paraguai e Argentina entre os dias 22 a 24 de maio. “Vamos nos adaptar aos tempos novos e juntos serviremos com muita, muita alegria”, incentiva.

Outra inovação promovida pela gestão 2019-20 serão os vídeos de treinamento semanais. Durante todo ano rotário, o Distrito irá enviar aos clubes vídeos curtos de treinamento por Whatsapp. O objetivo é que os clubes repassem aos seus associados o treinamento ao longo das reuniões semanais.

Treinamento dinâmico

Antes dos treinamentos específicos para cada área de gestão do Distrito, a equipe do Governador Jorge Franco preparou um treino dinâmico. Segundo Milca Stoyanow, presidente da Comissão de Treinamento, o objetivo é ouvir as expectativas e necessidades dos rotarianos; além de incentivar uma visão mais ampla de todos os cargos dos Rotary Clubs. “Queremos mostrar para os clubes que o sucesso da gestão é o sucesso dos clubes”, explica.

Os participantes da Assembleia foram divididos em quatro áreas para a dinâmica: motivação; administração; desenvolvimento; e renovação. Dentro dessas áreas, cada grupo recebeu dois temas para discutir dentro de um determinado período de tempo. Os resultados dos debates foram apresentados ao final da Assembleia e, segundo o governador Jorge Franco, serão compilados e publicados no site do Distrito.

Expectativas

“Este ano estamos com muitas expectativas, muitas mudanças”, conta o Jorge Franco. Para o governador 2019-20, foi muito emocionante receber o lema da sua gestão.  Desenvolvido por Mark Maloney, Presidente de Rotary International 2019-20, o lema “Rotary Conecta o Mundo” considera a capacidade de conexão da organização. “Foi muito emocionante mesmo. Quando a gente recebe o lema, sabe que é algo que vai te acompanhar durante o resto do ano e pro resto da vida. Algo que vamos tomar conta pessoalmente e trabalhar com muito carinho”, relata.

Em seu discurso na Assembleia Distrital, o governador também frisou a importância de se conectar com as gestões futuras do Rotary, destacando a presença das próximas governadoras — Anaides Orth (indicada para o ano 2020-21) e Mariane Ferreira (nomeada para 2021-22).

Segundo Anaides Orth, a expectativa para sua gestão é dar continuidade ao trabalho que está sendo realizado no Distrito, identificando as necessidades da comunidade e desenvolvendo principalmente nas áreas de educação, saúde e juventude. “[Minha expectativa] é escrever mais um capítulo na história do Distrito 4730, de uma forma inspirada, conectada. E independente do lema [do meu ano], trabalharemos com corações unidos”, afirma.

Para Mariane Ferreira, o momento é de preparação, conhecendo pessoas para que no futuro possa montar a equipe do ano 2021-22. A governadora nomeada acrescenta que gostaria de conhecer mais a juventude rotária. “Não os conheço na grandeza e na plenitude do que eles são, mas eu gostaria e sei que tenho tempo para fazer isso”, comenta.

Confira!

Veja a galeria de fotos da Assembleia Distrital 2019-20. | Fotos: Adir Alexandre.