Programa de Seleção de Bolsistas

Edital Nº 01/2015

1. Apresentação

1.1. O Governador do Distrito 4730 de ROTARY INTERNATIONAL, HERBERT BERNARDINO ALVES MOREIRA, no uso de suas atribuições, torna de conhecimento dos clubes de ROTARY no âmbito do distrito, o processo de seleção de bolsistas para o curso técnico de administração – Pós Médio – TECPUC.

1.2. Serão selecionados 2 (dois) bolsistas com 100% (cem por cento) de gratuidade, para jovens carentes, considerando o critério de vulnerabilidade social do candidato. A indicação deverá ser realizada mediante documento específico, ou seja, declaração produzida pelo próprio clube de ROTARY que o(s) indicar, onde deverá constar a avaliação do clube sobre o(s) candidato(s), especialmente no que se refere a situação sócio-econômica deste, nos termos do que preceitua a prova quádrupla rotária.

1.3. Os clubes poderão inscrever candidatos para o concurso seletivo, com o propósito de preencher as vagas surgidas da parceria firmada entre o Distrito 4730 de ROTARY INTERNATIONAL e a Associação Paranaense de Cultura – Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristovão (TECPUC), através da coordenação do curso técnico de ADMINISTRAÇÃO.

2. Dos Requisitos Gerais para a Concessão de Bolsa

2.1. Poderão ser inscritos candidatos que atendam aos seguintes requisitos: I. ser brasileiro, ou possuir visto permanente no País; II. Não acumular bolsas de fonte pública (excetuando-se bolsas de caráter assistencial); III. Ter concluído o curso de ensino médio; IV. Estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos candidatos do sexo masculino, estar em dia com o serviço militar obrigatório.

3. Das Áreas, Vagas e Critérios de Seleção

3.1. Área de Administração – Técnico Pós Médio;

3.2. Vagas: 02 (duas) – Campus da Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho – Curitiba PR;

3.3. Horário dos Turnos: Manhã, das 07h30 às 12h00 – Noite das 19h00 às 23h00;

3.4. Inscrições: das 14:00 horas do dia 13 de julho de 2015 até as 18:00 horas do dia 23 de julho de 2015, serão aceitas inscrições de candidatos por meio da entrega dos seguintes documentos:

I. Ficha de inscrição devidamente preenchida, obtida no site www.rotary4730.org.br;
II. Declaração preenchida e assinada pelo presidente do clube de ROTARY e pelo candidato, que trata da situação econômico-financeira em que se enquadra a família, considerando-a de baixa renda. Formulário próprio obtido no site www.rotary4730.org.br;
III. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
IV. Cópia da Carteira de Identidade;
V. Cópia do CPF do Candidato;
VI. 1 (uma) fotografia 3×4 recente;
VII. Cópia do Comprovante de endereço atualizado e declaração do titular que atesta a residência do candidato no endereço apresentado;
VIII. Cópia da Certidão do Serviço Militar ou dispensa, quando candidato do sexo masculino;
IX. Comprovante de votação da última eleição ou declaração de quitação do TRE, se maior de 18 anos;
X. Declaração de conclusão do Ensino Médio expedida por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC. Esta declaração deverá ser posteriormente substituída pelo Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio e apresentada ao TECPUC no prazo exigido. Caso o candidato tenha cursado o Ensino Médio ou equivalente no exterior deverá apresentar documento que comprove equivalência de curso emitido pelo órgão competente.

3.4. NÃO HAVERÁ conferência dos documentos nem o preenchimento dos formulários no ato da inscrição, sendo a entrega da documentação de inteira responsabilidade do clube de ROTARY que indicar o(s) candidato(s).

3.5. Serão desclassificados os candidatos que: I. Não entregarem a documentação exigida no presente edital; II. Não possuírem os requisitos citados; III. Não preencherem os requisitos de baixa renda.

3.6. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do processo seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição.

3.7. A inscrição do candidato implicará o conhecimento destas normas e o compromisso de cumpri-las, cabendo ao clube de ROTARY que o indicar esclarecer o assunto.

3.8. A inscrição dos candidatos será regida por este Edital, por seus anexos, atos complementares e eventuais retificações e/ou adendos.

3.9. É de inteira responsabilidade do clube de ROTARY acompanhar a publicação dos resultados e demais atos decorrentes de sua inscrição.

4. Das Bolsas

4.1. Serão concedidas 2 bolsas integrais com duração de 18 (dezoito) meses.

4.2. A bolsa terá vigência de até 18 (dezoito) meses.

4.3. O bolsista não poderá receber bolsa por período superior ao máximo estabelecido, mesmo posteriormente ingresse em outro curso diferente.

4.4. A continuidade e a prorrogação do período de vigência da bolsa estarão sujeitas à avaliação semestral de desempenho nas atividades do curso, segundo os critérios do TECPUC.

5. Dos Deveres do Candidato \ Bolsista

5.1. São deveres do bolsista:

I. Participar das atividades definidas pela coordenação do curso;
II. Tratar todos os membros do programa e da comunidade escolar com cordialidade, respeito e formalidade adequada;
III. Atentar-se à utilização da língua portuguesa de acordo com a norma culta;
IV. Utilizar comunicação formal;
IV. Assinar Termo de Compromisso do programa estabelecido pelo Distrito 4730 de ROTARY INTERNATIONAL;
V. Elaborar portfólio ou instrumento equivalente de registro com a finalidade de sistematização das ações desenvolvidas durante sua participação no projeto e apresentá-lo ao clube de ROTARY que o apadrinhou para posterior entrega ao Distrito;
VI. Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, permitindo que sejam divulgados nos meios de comunicação do Distrito bem como em outras mídias sócias;
VII. Participar das atividades de acompanhamento e avaliação;
VIII. Assinar termo de desligamento do projeto, quando for o caso.

6. Da Seleção

6.1. A seleção será realizada por meio de: I. Análise documental, com caráter eliminatório e consistirá na análise da documentação exigida neste edital, a partir da qual serão homologadas as inscrições. II. Resultado do coeficiente alcançado no exame de seleção aplicado pelo Distrito 4730 de ROTARY INTERNATIONAL, tendo este caráter classificatório.

7. Conteúdo do Exame

7.1. As provas objetivas serão compostas das seguintes disciplinas:

I. Língua portuguesa: leitura e interpretação de texto. Emprego dos sinais de pontuação. Acentuação. Ortografia. Concordâncias verbal e nominal. Redação sobre tema atual;
II. Matemática: números reais, multiplicação; divisão; sistemas métricos, volumes, perímetros e áreas;
III. História: Descobrimento. Colonização. Império – 1º e 2º Reinados. Período Republicano;
IV. Atualidades: política, economia, sociedade, educação, segurança, artes, cultura, aspectos geográficos, literatura e suas vinculações históricas com o município de Curitiba e Estado do Paraná.

8. Critérios de Desempate

8.1. A Governadoria do Distrito utilizará para fins de classificação e desempate, os seguintes critérios:

I. Avaliação da situação sócio-econômica do candidato;
II. Maior pontuação na prova de língua portuguesa;
III. Maior pontuação na prova de atualidades; maior pontuação na prova de matemática;
IV. Maior pontuação na prova de história;
V. Entrevista. Considerando que as entrevistas com os candidatos foram previamente realizadas pelos clubes de ROTARY que os indicaram, a declaração sobre a situação destes também será levada em consideração no critério de desempate, caso haja necessidade.

9. Convocação

9.1. Os candidatos aprovados para as 2 (duas) vagas serão convocados imediatamente após a publicação e receberão da Governadoria do Distrito 4730 de ROTARY INTERNATIONAL o credenciamento para realizarem a matrícula no curso técnico de administração pós médio TECPUC.

10. Cronograma

Publicação do Edital: 13 de julho de 2015;
Inscrição dos candidatos: das 14:00 horas do dia 13 de julho de 2015 até as 18:00 do dia 23 de julho de 2015;
Local de entrega e protocolo dos documentos do candidato: Sede do Distrito 4730 de ROTARY INTERNATIONAL, sito na Avenida Pres. Afonso Camargo, 330 – Bloco Ferroviário – Curitiba PR;
Homologação das Inscrições: publicação no site www.rotary4730.org.br no dia 24 de julho de 2015;
Exame: dia 25 de julho de 2015 com início as 09:00 horas e término previsto para as 12:00 horas;
Local do exame: Sede do Distrito 4730 de ROTARY INTERNATIONAL, sito na Avenida Presidente Afonso Camargo, 330 – Bloco Ferroviário – Curitiba PR;
Resultado: a partir das 14:00 horas do dia 26 de julho de 2015;
Matrícula e início das aulas: dia 27 de julho de 2015.

11. Disposições Finais

11.1. Não serão aceitas inscrições postadas pelo correio.

11.2. A documentação deverá ser entregue sob protocolo diretamente na sede do Distrito 4730 de ROTARY INTERNATIONAL, sito na Avenida Afonso Camargo, 330 – Bloco Ferroviário – Curitiba PR.

11.3. Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e seu descumprimento implica na perda do respectivo direito.

11.4. Caso o número de alunos matriculados no TECPUC seja inferior a 70% (setenta por cento) das vagas ofertadas por curso ou turno, poderá ser cancelada a oferta de vagas a critério da Instituição (TECPUC) e o Distrito 4730 de ROTARY INTERNATIONAL não terá nenhuma responsabilidade sobre tal procedimento.

11.5. O presente Edital terá validade até 27 de julho de 2015.

11.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Governadoria do D4730 de ROTARY INTERNATIONAL em conjunto com os Presidentes das Comissões Distritais de Projetos e Ações Humanitárias ( Serviços à Comunidade ) e Serviços a Juventude.

 

Curitiba, 12 de julho de 2015

HERBERT BERNARDINO ALVES MOREIRA
D4730 de ROTARY INTERNATIONAL
Governador 2015-16

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *